Veículos de Comunicação

Cidade

Saúde prorroga fim da vacinação contra o HPV

Imunização deve ser estendida por mais duas semanas. Pelo menos 760 meninas foram vacinadas até agora

 A Campanha de Vacinação contra o Papiloma Vírus Huma (HPV) teve seu término prorrogado em Três Lagoas. A ação deve ser estendida por mais duas semanas, segundo informa a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Humberta Azambuja.

Um dos motivos da prorrogação está relacionado à reforma das unidades em reforma são dos bairros Vila Aro, Miguel Nunes e Jupiá e, consequentemente, as escolas instaladas nestes bairros ainda receberão a visita das agentes de saúde.

As escolas que ainda não receberam a ação, mas nos próximos dias serão atendidas são: “Professora Elma Garcia Lata Batista”, “Maria Eulália Vieira”, “Presidente Médici”, “Bom Jesus”, “Objetivo”, “Afonso Pena”, “Edwards Correia e Souza”, “Olinto Mancini”.

Até a manhã de ontem, o Setor de Imunização havia recebido a conformação de vacinação de 761 garotas com idade entre 11 e 13 anos.

“Consta em nosso registro que do público alvo imunizado, 237 são de 11 anos; 259 de 12 anos e 265 de 13 anos, embora acredito queesse dado seja bem maior”, avalia Humberta.

As alunas das escolas rurais “Antônio Camargo Garcia” (Vera Cruz) e “Afonso Francisco Xavier Trannin” (Arapuá), também estão cotadas para ser imunizadas, dentro destes 15 dias.

Na manhã de ontem, as meninas das escolas “General Nelson Custódio de Oliveira” e “Professora Marlene Noronha Gonçalves” receberam a dose da vacina.“Vale lembrar aos pais e responsáveis que, a vacina fica à disposição nas unidades de saúde do município, durante todo este ano”, destaca a coordenadora.

A campanha, que tem como meta imunizar 2.595 meninas de 11 a 13 anos do município. No entanto, para ser satisfatória, precisa imunizar ao menos 80% do público alvo, o equivalente a 2.076 garotas.

A ação teve início no dia 10 de março, em todo o País. Em Três Lagoas ,o trabalho envolve as secretarias da Saúde e Educação.

Vale lembrar que, a vacina consiste em três doses, sendo a 1ª dose aplicada durante a campanha de março, a 2ª dose seis meses depois – em meados de setembro e a 3ª e última dose cinco anos após a 1ª, devendo ser agendada.

Em 2015 a imunização atinge meninas entre 9 e 11 anos e em 2016 será apenas aquelas com 9 anos.