
Com foco no fortalecimento da segurança no ambiente escolar e em seu entorno, o Programa Escola Segura, Família Forte retomou a Ronda Escolar a partir desta quarta-feira (11), em Dourados. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS), por meio da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED-MS).
No município, a Ronda Escolar é operacionalizada pelo 3º Batalhão de Polícia Militar e pela 9ª Companhia Independente de Polícia Militar, contando atualmente com duas viaturas. A iniciativa beneficia diretamente 18.383 alunos da Rede Estadual de Ensino. Implantado em Dourados no segundo semestre de 2025, o Programa Escola Segura, Família Forte já apresenta resultados positivos.
Entre setembro e dezembro de 2025, período inicial de atuação no município, foram registradas 727 atividades, entre ações preventivas e atendimentos, contribuindo para o reforço da sensação de segurança nas unidades estaduais de ensino.

“A atuação da Ronda Escolar prioriza ações preventivas e ostensivas, com atenção à resolução de conflitos, fiscalização contínua no entorno das unidades de ensino e intervenções sempre que houver situações que coloquem em risco a segurança da comunidade escolar”, destaca a Tenente Esther Priscila Haddad Zanchet, porta-voz da Ronda Escolar.
A Tenente Priscila acrescenta que a comunicação é feita diretamente com os diretores e coordenadores das escolas. “ Os policiais militares que vão atuar junto com cada escola, são apresentados para os professores. Esses policiais permanecem durante o ano todo, justamente para possibilitar a criação desse vínculo. São realizadas quando solicitadas palestras, isso é combinado com a direção do colégio, para eles estarem atuando, são visitadas as salas de aula, quando nos convidam nós participamos também de eventos que o colégio tem, por exemplo, gincanas, palestras, abordando os temas inerentes a nós”.

A comunicação entre a Polícia Militar e as unidades escolares ocorre por meio de canais diretos, garantindo maior agilidade no atendimento das demandas e fortalecendo a integração com a comunidade escolar. Os protocolos de atuação incluem visitas periódicas às direções das escolas, no mínimo três vezes por semana, rondas preventivas no entorno das unidades, palestras previamente agendadas, ações educativas e mediação de conflitos.
A Coordenadora Regional de Educação de Dourados, Karina de Cássia Santos Garcia explica o que mudou ao longo deste primeiro ano de trabalho da Ronda Escolar. “Mudou a segurança, mudou o bem-estar. Esse acompanhamento que a ronda escolar faz é de extrema importância tanto para os nossos alunos quanto para os nossos servidores, os nossos funcionários, as nossas unidades escolares. Eles também trazem temas que às vezes não são abordados no dia a dia da escola, mas são importantes.
A diretora da Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros, Regina Rozania Lima de Araújo, ainda acrescenta que, “ a ronda escolar chega transmitindo segurança, não só para profissionais que trabalham na educação, mas também para estudantes, principalmente os estudantes e a família também, porque a família traz a criança para a escola, e vai para o trabalho. E é muito positiva a presença deles, porque os pais confiam, se sentem seguros em deixar uma escola em que eles também estarão seguros. E com certeza a ronda vem de encontro a transmitir isso, e essa proximidade também desconstrói alguns padrões, alguns temores, porque normalmente jovens temem um pouco a segurança policial. A figura do policial, mas com isso propõe uma proximidade maior e serve de inspiração para esse jovem que será, possivelmente, o futuro policial, o futuro professor e assim vai se construindo as profissões do futuro”.
Instituído em 2017, em Campo Grande, o Programa Escola Segura, Família Forte tem como finalidade aproximar a Segurança Pública da Escola e da Família, promovendo um ambiente mais seguro e propício ao processo de ensino-aprendizagem. A implantação da Ronda Escolar em Dourados integra a política de ampliação do programa para o interior do Estado, que já chegou a Ponta Porã e deve beneficiar alunos de mais seis municípios de Mato Grosso do Sul ainda em 2026.