A Escola Municipal Professor Ramez Tebet colocou em prática o projeto piloto “A Semente Maravilhosa”, da professora Maria Cícera da Silva Teodoro, para 31 alunos do 1º ano “A”.
O projeto experimenta novas ideias com o objetivo de desenvolver novas técnicas e aperfeiçoar metodologias, visando à melhor integração das atividades cotidianas com os alunos frente à alfabetização.
“A Semente Maravilhosa” foi proposta para incentivar a alfabetização através do tema “semente”, que é o despertar da criança pela autoestima e amor, a união afetiva entre ela e seus pais.
Segundo a professora Maria Cícera, coordenadora do projeto, como resultado, as crianças ficam mais acessíveis, curiosas e mais críticas, questionam mais os pais, interagindo mais com a família e amigos. Os alunos do 1º ano são da zona rural e a timidez de alguns é grande.
Para a diretora adjunta e responsável pela parte pedagógica, Ruth Emília Gehre Capello, desde que a professora procurou de uma forma diferenciada, fazer aprendizado da criança através da autoestima, como desenvolvimento pedagógico, houve uma melhora. “Achei um bom caminho”, afirmou a Ruth Emília.
De acordo com a diretora adjunta, mais duas professoras da Escola Municipal Professor Ramez Tebet apresentaram projetos pilotos específicos. Um projeto é sobre a alimentação na pré-adolescência e o outro é resgatar a tradição da cidade com o Hino de Três Lagoas.
Os três projetos pilotos vão participar do prêmio “Três Lagoas Professor Destaque”, programa que visa identificar, valorizar e divulgar os trabalhos dos professores. Aqueles que forem selecionados serão apresentados em setembro.
Na próxima semana, dia 30, acontecerá uma exposição de fotos e das atividades dos alunos realizadas em sala de aula. As fotos estarão em exposição na própria Escola Professor Ramez Tebet e tem entrada gratuita.