A recente onda de calor que atingiu o Estado, mesmo no inverno, fez muitas pessoas procurarem rios, balneários e clubes como opção para amenizar o calor e ter diversão durante as férias. A frequência em lugares aquosos é maior nesses períodos sem aula e principalmente com a temperatura elevada e tempo seco. O Corpo de Bombeiros alerta os banhistas para terem cautela em relação ao local escolhido para nadar, devido aos riscos de afogamentos.
De acordo com informações dos bombeiros, foram realizadas 43 operações para resgates de vítimas durante o primeiro semestre de 2011. Segundo o comandante da Corporação, coronel Ociel Ortiz Elias, é um número preocupante, porque durante todo o ano de 2010 houve o total de 56 buscas e resgates. “Os números até agora são altos, porque foram apenas durante seis meses deste ano, sendo que o período do verão ainda não chegou, e é a época de grande movimento nesses lugares”, diz o coronel.
Durante os meses de janeiro a julho de 2011, o número de resgate foi de 43, sendo registrados 37 casos no interior e seis na Capital. No ano passado, durante doze meses, foram totalizados 56 registros, com 46 casos no interior e dez em Campo Grande.
Para que as pessoas possam se divertir sem que ocorra nenhuma anormalidade, é importante estar atento a algumas orientações do Corpo de Bombeiros. É importante procurar lugares onde tenha presença de guarda-vidas ou corpo de bombeiros; evitar nadar sozinho, e permanecer sempre por perto de outros banhistas; para prevenir acidentes, não ingerir bebida alcoólica e ter cautela nas brincadeiras como “caldos”, trotes e saltos. Cuidados maiores devem ser voltados para crianças, não as deixando sozinhas; usar coletes salva-vidas e evitar se afastar da margem.