Um software desenvolvido para a criação de um aplicativo que irá monitorar o lado de fora das escolas estaduais de Três Lagoas entrará em uma fase de testes na próxima semana. A previsão é de que o programa seja lançado ainda neste ano, segundo o comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Ênio de Souza.
O aplicativo está sendo desenvolvido por um professor do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) da cidade.
Na prática, o aplicativo vai monitorar estudantes e quem passar pelo portão das escolas por meio de câmeras, com reconhecimento facial e a identificação das placas de veículos. “Com essa tecnologia, o objetivo é reduzir e combater crimes mais comuns nas calçadas escolares, como o aliciamento de menores, porte de armas, de tráfico e o consumo de drogas”, disse. A operação do sistema será feita por policiais militares.
O projeto Ronda Escolar por Videomonitoramento é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), firmada em abril deste ano. A expectativa é que o sistema seja instalado em todo o Estado.
Em Três Lagoas, seis escolas estaduais são monitoradas por câmeras de segurança e vigiadas pela direção. A previsão é que esse número dobre até o final do ano. Os equipamentos, como câmeras e computadores, foram comprados por pais dos alunos.