Veículos de Comunicação

Operação

BBB de escolas entra em teste na segunda para vigiar estudantes

Videomonitoramento visa reduzir criminalidade na porta de escolas estaduais

Sistema de câmeras da Escola Jomap custou R$ 11 mil e será conectado ao da Polícia Militar - Arquivo/JPNews
Sistema de câmeras da Escola Jomap custou R$ 11 mil e será conectado ao da Polícia Militar - Arquivo/JPNews

Um software desenvolvido para a criação de um aplicativo que irá monitorar o lado de fora das escolas estaduais de Três Lagoas entrará em uma fase de testes na próxima semana. A previsão é de que o programa seja lançado ainda neste ano, segundo o comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Ênio de Souza.  

O aplicativo está sendo desenvolvido por um professor do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) da cidade. 

Na prática, o aplicativo vai monitorar estudantes e quem passar pelo portão das escolas por meio de câmeras, com reconhecimento facial e a identificação das placas de veículos. “Com essa tecnologia, o objetivo é reduzir e combater crimes mais comuns nas calçadas escolares, como o aliciamento de menores, porte de armas, de tráfico e o consumo de drogas”, disse. A operação do sistema será feita por policiais militares.

O projeto Ronda Escolar por Videomonitoramento é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), firmada em abril deste ano. A expectativa é que o sistema seja instalado em todo o Estado. 

Em Três Lagoas, seis escolas estaduais são monitoradas por câmeras de segurança e vigiadas pela direção. A previsão é que esse número dobre até o final do ano. Os equipamentos, como câmeras e computadores, foram comprados por pais dos alunos.