Três Lagoas
Corpo de Bombeiros orienta banhistas para evitarem afogamentos
Sobre alimentar-se e em seguida ir nadar, o subcomandante dos Bombeiros chama a atenção para uma possível congestão, que pode causar morte
Para as pessoas que escolheram passar a festa de Reveillón em ranchos na beira dos rios Paraná e Sucuriú, locais com piscina ou próximo a qualquer meio aquático, o subcomandante do 5° Grupamento do Corpo de Bombeiros, Major André DelariRufato presta orientações para se evitar afogamentos.
O Major sugere que as pessoas procurem nadar apenas em locais conhecidos por elas e, se desconhecidos recomenda que se evite entrar na água, pois o local pode ser perigoso, fundo demais ou ter algo em baixo da água que ela desconhece.
Outra orientação repassada é para que se evite pular de árvores ou barrancos altos dentro do rio, para evitar que se bata a cabeça e venha a sofrer traumatismo crânio-encefálico.
O subcomandante dos Bombeiros também chama a atenção para as pessoas que ingerem bebida alcoólica e vão para a água.
“Se ingerir bebida alcoólica, também evite entrar na água, uma vez que a pessoa perde a noção de profundidade, de distância, e durante as brincadeiras acaba se envolvendo em acidentes. Caso se deparar com alguém se afogando, e se não estiver treinado e preparado para salvar o afogado no corpo-a-corpo, não tente resgatá-lo, pois ao invés de uma, serão duas vítimas. Quando for tentar prestar socorro a um afogado, limite-se a jogar uma corda, estender um galho ou pedaço de madeira para puxar a vítima”, explicou o Major Rufato.
A forma correta de prestar apoio a uma vítima de afogamento é de imediato ligar para o 193, e acionar o Corpo de Bombeiros que saberá como proceder.
Sobre alimentar-se e em seguida ir nadar, o subcomandante dos Bombeiros chama a atenção para uma possível congestão, que pode causar morte, seja por afogamento ou por parada cárdio-respiratória.
“Não é aconselhado comer e ir direto para a água. O certo é esperar ao menos duas horas para que seja feita a digestão do alimento”, destacou.
Major Rufato mais uma vez afirma para que quem tiver necessidade de socorro, que acione a corporação pelo telefone 193, que está 24 horas à disposição.