Durante cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores do III ‘Prêmio do Ministério Público de Mato Grosso do Sul de Jornalismo Jorge Góes’, na manhã de quarta-feira (21), o diretor-geral do Grupo RCN de Comunicação, Rosário Congro Neto, recebeu uma homenagem do MPMS, pelo empenho para fortalecimento dos laços de respeito e de parceria institucional.
Emocionado com a homenagem, Rosário destacou a importância em receber esse reconhecimento. “É muito relevante. O Grupo RCN se sente honrado por essa homenagem do Ministério Público Estadual, uma vez que nós realmente temos repercutido as ações e campanhas do órgão, mostrando para a sociedade o quanto é importante a observância dos direitos e garantias individuais das pessoas. O Ministério Público é o fiscal da Lei, a ele cumpre acompanhar os desdobramentos dos acontecimentos da sociedade os quais são repercutidos no rádio, jornal, televisão, site e outros veículos de comunicação. O importante é que nós temos procurado cumprir nosso papel institucional como grupo de comunicação no sentido de dar voz a sociedade”, destacou
Rosário Congro Neto foi vereador em Três Lagoas em 1976, secretário de Estado de Desenvolvimento Social de Mato Grosso do Sul entre 1983 a 1985, e também exerceu o mandato de deputado federal 1985 e na Constituinte de 1988. Deixou a carreira política em janeiro de 1991, depois de não concorrer à Câmara dos Deputados em outubro de 1990 para se dedicar às atividades empresarias no âmbito da comunicação. É empresário e advogado. E são as iniciais do seu nome, RCN, que conduzem o Grupo a se tornar um dos maiores conglomerados do setor da Comunicação em Mato Grosso do Sul. Ele herdou do pai a veia jornalística do pai Stênio Congro para continuar a história no jornalismo, iniciada no Jornal do Povo, em Três Lagoas. Atualmente o Jornal do Povo é o impresso mais antigo do estado em atividade, fundado em 1949. “Meu pai foi Promotor de Justiça e aposentou-se como Procurador de Justiça. Sinto-me muito honrado e emocionado em estar aqui recebendo essa homenagem e eu dedico à sua memória”, agradeceu Congro Neto.
A Promotora de Justiça e presidente do prêmio Jorge Góes de Jornalismo, Bianca Barros, afirmou que o Ministério Público é parceiro da imprensa e reconhece a importância dos veículos para a sociedade. “É muito importante para o Ministério Público ter uma relação boa com os meios de comunicação. Entendemos que os veículos realmente são os responsáveis para passar para a população o que acontece no dia-a-dia e hoje o MP reconhece essa importância dos meios de comunicação. A imprensa muitas vezes não é aplaudida como deve ser e, por isso hoje homenageamos esses setores da imprensa para demonstrar que o Ministério Público sempre será um parceiro”.
Prêmio
O prêmio visa estimular, divulgar e prestigiar matérias jornalísticas veiculadas na imprensa que apresentem o trabalho do Ministério Público de Mato Grosso do Sul na defesa dos interesses da sociedade, por meio das competências e atribuições constitucionais da Instituição, assim como a contribuição em suas áreas de atuação relacionadas ao meio ambiente.
Com o tema “O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul na Defesa do Meio Ambiente”, os jornalistas concorrem com trabalhos nas categorias Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Jornalismo Web, Fotojornalismo e Acadêmico para reportagens produzidas por estudantes em curso da área de Comunicação Social de instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul.
A entrega foi feita no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça.