
O 1º Festival de Inverno de Música Erudita “Cidade das Águas” de Três Lagoas, que começou na sexta-feira, depois da 20h, na Praça Senador Ramez Tebet, com a apresentação do Show Diálogos, prossegue hoje, com a apresentação do músico Marcus Medeiros, mestre em piano; Duo Catrumano, viola caipira, e Orquestra de Violeiros de Três Lagoas, na UFMS, unidade 1, às 20 h.
A abertura do evento, com o show Diálogos, reuniu a Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues, os grupos Masis Brasil e os Muchileiros, agradou os presentes.
Segundo Cidinha Mariano, coordenadora dos projetos musicais e culturais populares do Depto. de Cultura e responsável pela direção técnica do festival, foram colocadas 500 cadeiras e “quase todas estão ocupadas, por isso, tem mais de 600 pessoas nos prestigiando, e para nós, é uma vitória muito grande, porque nós trabalhamos para a comunidade”.
REPERCUSSÃO
Para o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, que abriu o festival, ao lado da prefeita Márcia Moura, o evento fala por si só. “Hoje, nós temos aqui, um público seleto. Espero que a cada edição o público se amplie, mantendo-se sempre seleto e atento. À medida que a administração investe nisso, ajuda também na inclusão social, no fortalecimento da cidadania, na valorização da identidade cultural e no aprimoramento da percepção da arte e cultura de qualidade” afirmou Calheiros.
Entre autoridades políticas e o seleto público, estava o senhor Osmar Ferreira Leite, 58 anos, homem simples na sociedade. Para ele deveria ter mais evento de qualidade de graça. Sobre o festival de inverno, disse que até leva jeito, mas vai melhorar.
Já para Agnaldo Adelino Carvalho, maestro da orquestra de Câmara de Três Lagoas, que estava no meio do povo assistindo as apresentações, achou um grande avanço e passo na cultura da cidade, pois é a possibilidade da população ver algo diferente. “Nós viemos de uma cultura de massa muito forte em nossa sociedade, que, às vezes, as pessoas não têm oportunidade de apreciar algo diferente, que é a música erudita, a música regional, a música andina, e hoje estamos tendo esta oportunidade”.
José Aluísio Gonçalves, reitor da Aems, disse que é o primeiro passo e foi muito importante. “O Festival de Inverno contribui muito com a cultura, e eu, que gosto muito de música sertaneja, tenho oportunidade de conhecer, ao vivo, música regional, música latina, música erudita. Que este 1º Festival de Música Erudita “Cidade das Águas” seja o embrião de muitos outros”.
Edmilson Oliveira também concorda com a iniciativa e opinou que o caminho é esse mesmo: a nossa juventude está precisando disso, Cultura voltada para música. “Acho muito válido”.
ENCERRAMENTO
O 1º Festival de Inverno ‘Cidade das Águas” de Três Lagoas termina amanhã, com a apresentação da Orquestra sinfônica Campo Grande, na UFMS-unidade 1, às 20h.
O presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul disse à reportagem do Jornal do Povo que o próximo festival vai ser maior, em quantidade de atrações e em qualidade. “Aqui e o novo eldorado sul-mato-grossense. Vai crescer e contar com a parceria do governo do Estado de Mato Grosso do sul, através da Fundação de Cultura, porque nós acreditamos nestas iniciativas que unem a força do município, que está interessada em fazer cultura e fortalecer suas raízes”.