
Eleitores que precisam alterar dados cadastrais ou tirar a primeira via do título eleitoral têm até o dia 6 de maio para procurar a Justiça Eleitoral e regularizar a situação. Em Mato Grosso do Sul, cerca de 81 mil pessoas estão com pendências. Em Três Lagoas, são 3.721 eleitores em situação irregular.
Após o prazo, o sistema será fechado e não será possível realizar os procedimentos em tempo hábil para participar das eleições. A orientação é que os eleitores não deixem para a última hora.
Em outubro, os brasileiros vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. O primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro.
Quem estiver com o título irregular pode enfrentar impedimentos, como não poder votar, tomar posse em concurso público, emitir passaporte ou CPF, além de outras restrições previstas em lei.
A regularização pode ser feita no cartório eleitoral ou pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme a situação de cada eleitor.