Amantes da Arte em suas diversas formas de existência poderão se ‘esbaldar’ hoje (28) a noite, a partir das 19 horas, no 1º Sarau Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura do Município. O evento acontece no Paço Municipal Prefeito Rosário Congro (antiga prefeitura). Conhecimentos, trechos de poesias, boa música e dança devem fazer parte do encontro.
De acordo com um dos organizadores do evento, Leandro Cazula, a ideia é concentrar os amantes da cultura em um único lugar. “Queremos articular esse encontro. Conhecer quem faz cultura na Cidade, montar uma rede e tornar os eventos mensais”. A intenção é que os sarais aconteçam todas as últimas sextas-feiras do mês.
Até a manhã de ontem (27), mais de 10 apresentações estavam agendadas. “Cada uma das atrações dura 10 minutos. Escolhemos o Paço por ser um local centralizado e fechado, característica dos sarais”.
Cazula explica que o público esperado é de 300 pessoas. “Estaremos felizes se pelo menos metade desse público comparecer. Queremos conquistar a população gradativamente. Não é porque alguém gosta de rock que não possa ouvir música clássica, ou ainda ver uma peça de teatro”.
Sarau, segundo os dicionários é uma reunião festiva, dentro de casa, de clube ou de teatro, em que se passa a noite a dançar, a jogar, a tocar. Também pode ser concerto musical, assim como reunião de pessoas para recitação e audição de trabalhos em prosa ou verso. “Queremos que as pessoas deixem de ser plateia e passem a ser a atração. Afinal, quem não tem uma poesia que goste e queira compartilhar”.
Leandro explica que após três meses os sarais serão temáticos. “Acredito que tendo uma personalidade para estudar, por exemplo, os encontros se tornem ainda mais produtivos. É uma maneira de incentivar os estudos. Queremos formar uma plateia. Muitas vezes o que falta são oportunidades, mas estamos trabalhando para que as manifestações artísticas comecem a ser apreciadas pela população”.
“Por Causa da Suzana”
Para fechar a semana em ritmo cultural, o Grupo de Teatro – Projeto Identidade apresenta a peça “Por Causa da Suzana”. A comédia é uma adaptação livre do texto “Por Causa da Rita”, de Cyrano Rosalém.Com direção de Leandro Cazula, com Henrique Lopes e Tatiana Mizobe.
As apresentações acontecem no domingo (30), em duas sessões, às 19h e 20h30. A entrada é gratuita e os lugares limitados.