O número de empregos formais gerados em maio em Mato Grosso do Sul cresceu em comparação com o mês de anterior. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na tarde desta segunda-feira (20) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelam abertura 5.947 empregos celetistas, equivalentes a um acréscimo de 1,37% sobre estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior.
O Estado aparece entre as nove unidades da Federação com os maiores saldos. Na variação relativa, está atrás somente do Espírito Santo (+1,75%) e Minas Gerais (+1,46%) – confira a relação completa com o desempenho em cada estado.
O setor de atividade econômica que mais contribuiu para este resultado foram os Serviços (+3.562 postos), o melhor desempenho na série do Caged para o período.
Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos cinco primeiros meses de 2011 houve acréscimo de 22.854 postos de trabalho formais em Mato Grosso do Sul, o que representa uma elevação de 5,43%.
Ainda na série com ajustes, nos últimos 12 meses, o crescimento no número de trabalhadores com carteira assinada no Estado foi de 6,92%, ou +28.709 postos de trabalho.
O resultado de maio de 2011 é mais que o dobro do alcançado em maio de 2010, quando Mato Grosso do Sul registrou saldo de 2.671 empregos formais.