Pacientes acompanhados de familiares compareceram no plenário da Câmara Municipal na manhã de ontem, durante sessão ordinária, para protestar contra a falta de atendimento no setor de Oncologia do Hospital Auxiliadora de Três Lagoas.
Oneida de Paula Martinele afirmou que há três semanas sua mãe de 87 anos, portadora de câncer, não recebe atendimento no setor de Oncologia. “O tratamento que ela recebia era ótimo, mas demitiram os dois médicos que atendiam no local. Eles já conhecem a realidade dos pacientes, por isso não queremos outros médicos”, disse Oneida.
Há um ano, Madalena Rodrigues faz tratamento contra o câncer em Três Lagoas. Ela também disse que não vê a necessidade da substituição dos profissionais. “O médicos que atendiam na Oncologia são ótimos profissionais. Eu tinha exames marcados para agosto e, agora, como fica a situação?”, questionou.
Na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Jorge Martinho (PMDB) disse que não gostaria que problemas do hospital com o corpo clínico atingissem os pacientes. “Conversei com a diretora do Auxiliadora e ela disse que amanhã [ hoje] o atendimento voltaria ao normal”, disse Martinho.
Depois da manifestação na Câmara, o grupo de pessoas foi à Prefeitura, onde se reuniu com a prefeita Márcia Moura (PMDB) e com o secretário municipal de Saúde, Sérgio Jeremias.
Ao Jornal do Povo, a assessoria de comunicação do hospital disse que desde ontem a nova equipe, composta por funcionários e dois médicos; um clínico geral e um cirurgião, já tinha assumido os trabalhos e o atendimento na Oncologia havia retomado.
A assessoria informou ainda que os médicos que atendiam no setor pediram para deixar o serviço por questões de projetos pessoais.