Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Pacientes com câncer recebem apoio da prefeita Márcia Moura

Uma junta médica de Araçatuba, composta por 5 clínicos e 5 cirurgiões, já foi contatada e enviada a Três Lagoas para retomar os tratamentos parados

O grupo questionou se a prefeitura tinha responsabilidade sobre a mudança e sobre a demissão -
O grupo questionou se a prefeitura tinha responsabilidade sobre a mudança e sobre a demissão -

A prefeita Márcia Moura (PMDB) recebeu, na manhã de terça-feira (21) em seu gabinete, um grupo de pacientes que faz tratamento contra câncer no Hospital Auxiliadora. O grupo é o mesmo que se manifestou com faixas e cartazes em frente à Câmara Municipal nesta manhã.

O grupo expôs á prefeita a preocupação em relação à mudança no atendimento do setor oncológico do hospital Auxiliadora. O médico que atendia o setor pediu demissão, abandonando os pacientes antes que fosse substituído. O grupo questionou se a prefeitura tinha responsabilidade sobre a mudança e sobre a demissão.

Acompanhada do secretário de Saúde, Sérgio Jeremias, Márcia explicou que a mudança no atendimento, bem como a demissão do médico não é responsabilidade da prefeitura.

“A prefeitura repassa recursos para o hospital e exigimos que o atendimento seja feito da melhor maneira, mas a gestão não é de responsabilidade da prefeitura”, explicou a prefeita.

Márcia leu para o grupo a carga de demissão apresentada pelo médico e informou que a atitude foi tomada devido a divergências entre ele (médico) a direção do hospital.

O secretário de saúde informou que outro médico assumiria o atendimento, mas que resolveu acompanhar a decisão do colega e também se demitiu.
“Não temos como interferir. O hospital é como uma empresa privada. Não temos como dizer pra eles (hospital), nem para os médicos, que decisão devem tomar. Eles divergiram e romperam a relação”, explicou Jeremias.

O que, segundo o secretário, não poderia ter acontecido, seria o abandono dos pacientes. Segundo Jeremias, o hospital chegou a registrar um boletim de ocorrência contra o médico. “Se um casal briga, por exemplo, os filhos não devem ser penalizados”, exemplificou.

Junta médica
Diante do problema, Márcia informou que uma junta médica de Araçatuba (SP), composta por 5 clínicos e 5 cirurgiões, já foi contatada e enviada a Três Lagoas para retomar os tratamentos parados desde que o médico se demitiu. Na tarde desta terça-feira, 12 pacientes já estavam agendados para atendimento.

“Tenho certeza de que o atendimento estará a contento. Não precisam se preocupar. Estou com vocês. Senti na pele o que vocês estão passando e vou fazer o que for possível para que o atendimento seja ainda melhor do que era”, tranquilizou a prefeita.

Jeremias também tranquilizou os pacientes informando que o protocolo de atendimento para pacientes com câncer é o mesmo em todo lugar e que será seguido com todo carinho e dedicação.

O secretário ainda informou que, na semana que vem, deverá ser informado sobre como os médicos se dividirão para que sempre tenha um profissional à disposição para atender o paciente que necessitar.

Hospital
O assessor de imprensa do Hospital Auxiliadora, Claudinei Ferreira de Souza, ratificou as informações repassadas pela prefeita. Segundo ele, o setor de Oncologia está passando por mudanças e os médicos que realizavam atendimento no setor se afastaram por motivos administrativos.