Pescadores da Colônia Z3, do Jupiá, realizaram nesta sexta-feira a limpeza do rio Paraná, em sua margem sul-mato-grossense, retirando 4.114 quilos de lixo dos mais variados, contribuindo para melhorar o meio ambiente e em respeito à natureza. Foram formadas 23 equipes com três pessoas cada uma que percorreram boa parte da extensão do rio, desde as 9 horas da manhã e encerrando o trabalho por volta das 13 horas.
Os pescadores foram incentivados com a distribuição de prêmios aos campeões de coleta, premiando os oito primeiros colocados com kits de pescas oferecidos pelo Ministério da Pesca até isenção de mensalidade às duas equipes melhores colocadas.
Integrantes do projeto “Recicle seus hábitos” estão atuando junto aos pescadores e realizando a seleção do material recolhido que será comercializado posteriormente, arrecadando recursos que serão repassados a entidades beneficentes.
O presidente da Colônia de Pescadores de Jupiá, Antônio Farias de Souza, o Cobra Choque, avaliou como positiva a ação nesta sexta-feira, superando a retirada de lixo do leito e margem do rio de 2010, quando a marca atingida foi de três toneladas. Empresas do município e a Prefeitura colaboraram com o projeto.