Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Programa da Petrobras/Sebrae já gerou R$ 290 mi em negócios

Entre os micro e pequenos empresários presentes, estavam representantes de setores como oficinas mecânicas,setor gráfico

-
-

Aproximadamente R$ 290 milhões em negócios já foram gerados com a realização do Projeto de “Adensamento da Cadeia Produtiva o Petróleo, Gás e Energia do Território de Influência da Unidade Fertilizantes UFN III e da Usina Termelétrica ‘Luis Carlos Prestes’, em Três Lagoas. Os resultados, obtidos através de parceria entre Petrobras e Sebrae foram apresentados na manhã de ontem, quando cerca de 90 empresários de diversos seguimentos estiveram reunidos para a terceira edição do “Café com Mais Energia”, na sede do Sebrae.

O objetivo do encontro, aberto e gratuito, foi o de orientar e capacitar pequenos empresários e empreendedores que tenham interesse em fornecer materiais de consumo e serviços à estatal, que vem sendo instalada em Três Lagoas. Entre os micro e pequenos empresários presentes, estavam representantes de setores como oficinas mecânicas, setor gráfico, construção civil, alimentação, lavanderia, dentre todos os demais segmentos.

“Para quem está iniciando ou está no ramo há algum tempo, este evento é uma excelente oportunidade, já que, como sabemos, quando temos um projeto como este, que empreende, temos muitas frentes de trabalho. Existem muitas empresas chegando a Três Lagoas, empresas estas que desejam participar desta cadeia produtiva”, explica a gerente do Sebrae local, Josi Blini Signori.

Representando a Petrobras estava o gestor do convênio, Fernando Iaccarino, que lembra que a parceria qualifica e capacita micro e pequenos empresários para que suas empresas possam se tornar fornecedores da estatal, assim como também de outras grandes empresas. Essa qualificação, explicou, vai de gestão de estoque, fluxo de caixa, cálculo de custo de produção, enfim, tudo o que resulta numa maior produtividade às empresas, tendo como resultado também a geração de riqueza para Três Lagoas.

“Há algum tempo, as empresas geralmente não tinham condições de fornecer materiais ou serviços, não por incompetência, mas porque serem como diamantes que precisavam ser lapidados”, comparou ele.

Sobre a vantagem que a Petrobras tem no desenvolvimento do projeto, Iaccarino afirma que vai desde a redução do custo benefício, diminuição do tempo para a manutenção de equipamentos, dentre outras.

“Os empresários interessados em fazer parte do convênio devem entrar em contato com o Sebrae e se preparar para uma gama de informações na participação de  palestras, seminários e diversas outras ações”, conta o gestor.

Interesse este despertado pelo empresário do ramo de montagem industrial, Fabrício de Moura Gomes, que desde 2011 faz parte do projeto, participando de capacitações e orientações. “Com a adesão ao programa Petrobras/Sebrae, temos a chance de fornecer para a estatal nossos serviços, inclusive já estive presente em viagens e assim verificar o que a estatal faz fez em outros locais e também fará aqui”, explica Fabrício.

AÇÕES EM NÚMEROS
A parceria Petrobras/Sebrae foi firmada em Três Lagoas, em 30 de junho de 2011 e, de lá até dezembro de 2013 foram atendidas 707 empresas da cidade e região, sendo que 35 delas estão cadastradas na Petronect para fornecer materiais e serviços. Dentre as empresas participantes, 57 estiveram presentes em palestras, oficinas e seminários, o que resultou na formação de 24 turmas que estiveram envolvidas em 4.481 horas de consultorias.