As matrículas para o projeto Musicou, programa de educação musical que oferece aulas gratuitas para crianças e jovens com idades entre 6 e 18 anos, começam nesta segunda-feira (dia 14), em Três Lagoas. No total, serão 143 vagas divididas entre os cursos de iniciação musical, canto coral, viola caipira e percussão. Não há exigência de conhecimento prévio de música ou de instrumento musical. Os interessados podem se inscrever no núcleo Musicou Três Lagoas, na antiga Estação Ferroviária, na avenida Rosário Congro, 560, no Centro e pela internet. A inauguração do polo, com início das aulas, ocorre no dia 7 de abril.
As aulas serão coletivas, realizadas no formato presencial, e acontecerão no contraturno escolar, às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 16h30. O projeto segue todos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 exigidos pelas autoridades, como uso de máscara, exceto nas aulas de canto, e disponibiliza álcool em gel nas dependências do núcleo.
O Projeto Musicou é um programa da Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição sem fins lucrativos, que conta, em Três Lagoas, com o patrocínio da CTG Brasil, uma das líderes em energia limpa do país e concessionária da Usina Jupiá. “O objetivo da Sustenidos é levar a nossa experiência cultural, educacional e social para outros lugares fora de São Paulo. E continuar mostrando que a música é um poderoso instrumento de identidade, inclusão e transformação”, diz Alessandra Costa, diretora executiva da Sustenidos.
A CTG Brasil foi a primeira empresa a apoiar o programa, que tem como missão promover com excelência a educação musical e a prática coletiva da música tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.