O Senai divulgou, nesta segunda-feira (25/07), a lista de aprovados no processo seletivo para preencher 419 vagas em 10 cursos gratuitos na modalidade de aprendizagem industrial distribuídos por Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Sidrolândia e Três Lagoas. Ao todo, 1.959 candidatos se inscreveram para fazer as provas de português, matemática e ciências que foram aplicadas no dia 17 de julho.
Os cursos disponíveis são de assistente administrativo industrial, assistente de produção industrial, auxiliar de produção na construção civil, costureiro industrial, eletricista de manutenção industrial, mecânico de manutenção de automóveis, mecânico de manutenção industrial, mecânico de manutenção de máquinas agrícolas, operador de processos industriais de curtimento de couro e operador de processos na indústria sucroenergética.
Segundo a supervisora pedagógica dos cursos de aprendizagem industrial da FatecSenai Campo Grande, Grace Barros Leite, o processo seletivo atrai cada vez mais jovens. “Notamos que os estudantes consideram esta oportunidade como única e que se empenham mesmo em passar no exame”, disse, destacando que a prova é uma forma de selecionar os melhores estudantes para, posteriormente, serem encaminhados ao mercado de trabalho.
O gerente de desenvolvimento e educação tecnológica do Senai, Jesner Escandolhero, informa que a matrícula poderá ser efetuada de 27 de julho a 12 de agosto, das 7h30 às 11h00 e das 13h30 às 17h00, nas unidades do Senai em Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Sidrolândia e Três Lagoas. “Caso tenhamos vagas remanescentes, vamos comunicar os candidatos aprovados suplentes, respeitando-se a ordem classificatória”, reforçou, destacando que a aprendizagem industrial se destina, exclusivamente, para atender as necessidades de empresas contribuintes.
Candidatos
Para Thaynara da Silva Souza, 15 anos, participar do exame foi o primeiro passo para conseguir o primeiro emprego. “Sempre que anunciam o processo seletivo do Senai eu me interesso, mas antes por conta da minha documentação eu não conseguia fazer, dessa vez estou empolgada, pois me preparei muito”, disse, garantindo que está é a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e quando terminar o curso conseguir seu primeiro emprego.
Mayara Rizélia da Silva Souza, 16 anos, realizou a prova com o objetivo de desafiar a si mesma e ganhar mais conhecimento. “Sou muito nervosa e esta é a primeira vez que faço uma prova desse nível e que é muito concorrida, tenho consciência de que somente os melhores passarão por isso me preparei meses em casa, estudando de quatro a cinco horas por dia”, ressaltou.
Para Renan Cabral de Souza, 16 anos, o aperfeiçoamento nos estudos é de extrema importância para buscar o primeiro emprego. “A prova é uma forma de medirmos nosso conhecimento, além de, quando iniciarmos o curso, ver como realmente funciona o mercado de trabalho e nos prepararmos para ele”, declarou.
Da mesma forma pensa Roger Rodrigo Souza Oliveira, 18 anos, que cursa engenharia civil e garante que aperfeiçoar os estudos nunca é demais. “Deve ser uma busca constante para qualquer estudante que almeja o primeiro emprego e eu estou à procura do meu, mas sempre querendo me tornar um profissional melhor”, explicou.
Clibe no link abaixo para conhecer a classificação em Três Lagoas: