O governo do Estado conseguiu que o Ministério da Integração Nacional liberasse hoje o pagamento de R$ 3.666.639,41 para ações de recuperação e reconstrução nos municípios de Três Lagoas, Naviraí, Batayporã e Anaurilândia. No caso dos dois primeiros municípios, os recursos equivalem a uma parte do valor já autorizado no mês de julho para cada um; para os dois outros, a liberação corresponde ao montante total. O governo do Estado, que através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil acompanha o andamento dos processos confirmou que as ordens bancárias foram emitidas na tarde desta terça-feira (2).
Os recursos são parte de um montante total de R$ 6,7 milhões devidos desde o ano passado e que foram autorizados no dia 20 de julho para seis municípios afetados por desastres no fim de 2010.
O coordenador da Cedec, coronel Ociel Ortiz Elias, confirmou que às 15h52 foi emitida a ordem bancária que repassa diretamente à conta da Prefeitura de Três Lagoas o valor de R$ 666.639,41. Às 15h56, o procedimento foi feito para o município de Naviraí, no valor de R$ 900.000,00. Os municípios ainda deverão receber mais uma parcela de transferências, completando o total autorizado no dia 20 de julho pelo Ministério (R$ 1.642.594,74 para Três Lagoas e R$ 1.800.000,00 para Naviraí).
Às 16h30, foi feita o pagamento via ordem bancária para Batayporã, no montante total já autorizado, de R$ 1.000.000,00. Logo depois, saiu o pagamento do valor de R$ 1.100.000,00 que o Ministério autorizou para Anaurilândia.
O coordenador da Cedec explica que a diferença na forma de pagamento – integral ou parcial – pode ocorrer levando em conta o Plano de Trabalho apresentado pelo município. Conforme a previsão de gasto dos recursos em um determinado prazo, o Ministério faz a liberação.