Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Vítimas de abuso sexual são as mais freqüentes no Creas

A instituição oferece apoio psicológico, assistencial e jurídico

As crianças são envolvidas com atividades lúdicas para descreverem o drama vivido -
As crianças são envolvidas com atividades lúdicas para descreverem o drama vivido -

O atendimento à vítima de abuso sexual está entre os principais oferecidos pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) de Três Lagoas. Somente no primeiro semestre deste ano, 58 crianças e adolescentes receberam os cuidados da instituição; treze foram atendidas com a suspeita de terem sido violentadas, uma por assédio e duas por negligência e abandono.

Segundo Vera Renó, coordenadora do Creas, apesar de atender pessoas que sofreram vários outros tipos de agressão, nenhum supera o abuso sexual. “Não tenho condições de citar todos os atendimentos oferecidos, pois cuidamos de crianças e até de idosos. Posso afirmar que o abuso sexual aparece em primeiro lugar, na planilha de estatística do primeiro semestre”, comentou.

Conforme Vera, os profissionais do Creas tomam conhecimentos dos crimes de abuso sexual, na maioria das vezes, por meio do Conselho Tutelar. Entretanto, a Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) e o Disque 100 “têm sido fortes aliados da entidade”. “Trabalhamos em parceria, pois um órgão depende do outro para realizar o trabalho com sucesso”, explicou.

LEIA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JPTL