Veículos de Comunicação

Saúde

Adolescentes de 12 a 17 serão vacinados contra a Chikungunya na capital

Estudo conduzido pela Fiocruz e Butantã já foi testado em mais de 4 mil adultos nos Estados Unidos

- Foto: Reprodução/Internet
- Foto: Reprodução/Internet

Campo Grande inicia a primeira etapa de vacinação contra a Chikungunya em Adolescentes de 12 e 17 anos nesta quarta-feira (19). No Brasil, a imunização é conduzida pelo Instituto Butantã e em Mato Grosso do Sul, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-MS). A empresa responsável pelo estudo é a Valneva Áustria.

A aplicação da dose será das 18h até às 20h, no Hospital Dia, que fica dentro do complexo do Hospital Universitário na capital. O professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e médico infectologista pela Fiocruz-MS, Julio Croda, é um dos coordenadores da pesquisa no estado. Ele destaca que o imunizante já foi testado em adultos.

“É uma vacina que já foi testada em mais de quatro mil adultos nos Estados Unidos e a gente está avaliando o imunizante em adolescente de 12 a 17 anos. Pra isso tem o número do whatsapp e faz o agendamento. que tem o objetivo de avaliar a eficácia e a resposta imunológica na proteção de adolescentes contra a Chikungunya.

Conforme o médico, há uma lista com mais de 10 contra indicações. “Pessoas que tiveram hepatites ou que receberam alguma vacina de vírus vivo há 28 dias ou menos, apresentaram reações graves de outras vacinas, ou até que estejam em tratamento com imunossupressor ou grávidas, não podem receber a vacina de teste e participar do estudo”, detalha.

Para preencher o cadastro é necessário acessar o site RECRUTAMENTO VACINA . A triagem e a própria aplicação da vacina serão feitas no Hospital Dia. Mais informações pelo telefone (67) 99257-5021.