Um mutirão inédito para reavaliação e encaminhamento de pacientes que aguardam cirurgias de polidactilia começou nesta quarta-feira (28) em Campo Grande e segue até o dia 5 de junho.
A iniciativa ocorre em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Segundo o Sistema de Regulação de Vagas (Sisreg), 31 pacientes estão cadastrados para o procedimento. Todos foram previamente contatados e agendados para avaliação em cinco Unidades de Saúde da Família (USFs) espalhadas pela capital.
Além disso, cinco pacientes do interior do estado serão atendidos de forma remota, por meio de teleconsulta, evitando deslocamentos até Campo Grande.
Consultas ocorrem em cinco unidades de saúde
Os atendimentos presenciais acontecem sempre no período da tarde, nas USFs: Moreninha III, Serradinho, Paulo Coelho, Santa Emília e Coophavilla II.
Após a avaliação, os pacientes podem ser encaminhados para a cirurgia ou orientados para acompanhamento clínico, conforme análise médica.
O primeiro atendimento foi realizado nesta quarta-feira, às 14h, na USF Moreninha III.
Parceria busca qualificar a Atenção Primária
A ação faz parte do Projeto Qualifica APS, desenvolvido pela Fiocruz para capacitar as equipes da Atenção Primária à Saúde e resolver procedimentos de menor complexidade nas unidades básicas.
Além de moradores da capital, a iniciativa atende pacientes de cidades vizinhas como Corumbá e Terenos.
*Com informações da Prefeitura de CG