Veículos de Comunicação

SAÚDE

Capital realiza “Dia D” de prevenção ao câncer de boca com triagens e orientações gratuitas

De acordo com o Inca, em todo o país, a estimativa é de 15 mil novos casos por ano, sendo mais de 10 mil só em homens

Ação faz parte da te da Semana de Prevenção ao Câncer de Boca (Foto: Reprodução/ Freepik)
Ação faz parte da te da Semana de Prevenção ao Câncer de Boca (Foto: Reprodução/ Freepik)

A Campanha Dia D de Prevenção ao Câncer de Boca será realizada nesta quarta-feira (5), a partir das 8h, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na Travessa Guia Lopes, 71, no centro de Campo Grande.

A ação é promovida pela Prefeitura da Capital, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO-MS), e faz parte da Semana de Prevenção ao Câncer de Boca, iniciada na segunda-feira (3).

Durante o evento, dentistas e profissionais de saúde bucal vão realizar avaliações, orientações e triagens gratuitas com foco na detecção precoce da doença, considerada uma das mais incidentes entre os homens na região Centro-Oeste.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de boca ocupa a quinta posição entre os tipos mais comuns em homens e pode atingir várias regiões da cavidade oral, como lábios, gengivas, bochechas, língua e céu da boca.

Em todo o país, a estimativa é de 15 mil novos casos por ano, sendo mais de 10 mil em homens. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de tratamento e cura.

Entre os principais sintomas, estão feridas que não cicatrizam em até 15 dias, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, dificuldade para engolir ou falar e caroços no pescoço.

Os fatores de risco incluem o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, a exposição solar sem proteção e a infecção pelo HPV. Especialistas recomendam consultas odontológicas regulares e atenção a qualquer alteração na boca.

A Semana de Prevenção ao Câncer de Boca é realizada em todo o Estado, com ações de capacitação e atendimento nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O evento conta com apoio do Governo do Estado, universidades e prefeituras municipais.