Na noite de sábado (17) foram revelados os vencedores da 9ª Edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que evidenciou pautas relacionadas aos pequenos negócios. Dividido nas categorias de Áudio, Fotojornalismo, Texto e Vídeo, na esfera estadual o Prêmio reuniu 12 finalistas, dos 66 trabalhos inscritos.
Pela Rádio CBN Campo Grande, a jornalista Ingrid Rocha conquistou o primeiro lugar na categoria Áudio, com a reportagem “Comércio nos bairros e o fortalecimento da economia” (clique aqui para ouvir). Essa foi a segunda vez que a repórter faturou o título de campeã no Prêmio Sebrae, o primeiro no ano passado.
“Eu estou muito feliz por ter sido premiada, pela segunda vez, é muito legal ver que o seu trabalho tá sendo reconhecido, de toda uma equipe, porque pra conseguir isso eu contei com o apoio de muita gente, então eu tô muito feliz e espero que isso sirva de inspiração e de exemplo pra outras pessoas”, declarou feliz a vencedora.
Ingrid destacou que fica extremamente feliz em mostrar exemplos positivos para outras pessoas, levando oportunidade e esperança para outros empreendedores.
“Foi muito interessante poder contar sobre como os bairros vem crescendo, como os comércios nos bairros vem se fortalecendo, conhecer histórias de pessoas que estavam começando, outras que estão no meio do caminho e outras que já alcançaram o sucesso”, contou.
O segundo lugar da categoria ficou com a repórter da CBN CG, Isabelly Melo, que produziu a reportagem “Novela Pantanal causa “boom” no turismo de MS” (clique aqui para ouvir) e o terceiro com Mara Riveiros, da Sound Radio, com o tema “Chocolate do Pantanal com matéria-prima de comunidades regionais”.
“É muito bom receber o reconhecimento do nosso trabalho, feito por várias mãos e sempre tão comemorado. Fico feliz pela premiação, com direito a dobradinha da CBN”, disse Isabelly.
O superintendente regional do Sebrae, Tito Estanqueiro, destacou a importância da premiação, no ano em que a Instituição completa 50 anos, como forma de reconhecimento não só para os jornalistas, mas para os pequenos comércios e empreendedores.
“Acho que esse Sebrae tem uma contribuição muito forte para com o empreendedorismo, para com o desenvolvimento do Brasil, do Mato Grosso do Sul mais especificamente aqui e acho que assim, reconhecer os jornalistas, aqueles que sabem contar as histórias, que são sempre inspiradoras, porque o empreendedorismo significa geração de emprego, geração de renda, é sempre importante”, pontuou Tito.
Estanqueiro completou dizendo ainda que espera longa duração de parcerias como essa, entre o Sebrae e os jornalistas, inspirando outros profissionais a participarem, bem como inspirar os empreendedores.
“No mundo atual, onde o empreendedorismo é uma grande alavanca do desenvolvimento, da geração de emprego e distribuição e renda, que a gente consiga trabalhar em prol deles. Vocês jornalistas tem o protagonismo de contar aquilo que está acontecendo, para que a sociedade possa saber”, finalizou o superintendente.
Seguindo a premiação, na categoria Texto os vencedores foram: no 1º lugar Anderson Viegas do Portal G1 MS; 2º lugar com Valdelice Bonifácio do Diário Digital e na 3ª colocação Ariosto Mesquita da Revista DBO.
Na Fotojornalismo os destaques ficaram com Marcos Maluf do Campo Grande News com o 1º lugar, Luciano Muta na 2º colocação pelo Diário Digital e no 3º lugar Marco Miatelo também do Diário Digital.
Por fim, na categoria Vídeo o 1º lugar foi para Willian Lima Franco da TV MS Record; o 2º lugar com José Pereira da TV Morena e Fabiano Arruda, também da TV Morena, no 3º lugar.
Os vencedores regionais receberam um celular de última geração, troféu e um certificado. Os trabalhos seguem para a etapa regional e, se classificados, vão representar Mato Grosso do Sul na etapa nacional. Os campeões da grande final serão conhecidos em dezembro de 2022.