Veículos de Comunicação

CIDADE

Delas Day 2026 reúne mulheres e debate políticas públicas em Campo Grande

Evento será realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro, com programação gratuita sobre trabalho, liderança, diversidade e inclusão

Evento será realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro - Foto:  Álvaro Rezende/Secom/Arquivo
Evento será realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro - Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo

O Delas Day 2026 será realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Campo Grande, com uma programação voltada ao protagonismo feminino e ao debate sobre políticas públicas para mulheres em Mato Grosso do Sul.

O evento terá entrada gratuita e reunirá participantes de diferentes regiões, trajetórias e áreas de atuação.

Com o tema “Nossa identidade, nossa força”, a programação prevê dois dias de palestras, oficinas, painéis e espaços de conexão, com foco em temas como liderança, empreendedorismo, diversidade, ciência, tecnologia, mercado de trabalho e justiça social.

A iniciativa envolve instituições como o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o Sebrae-MS, o Sistema Comércio MS (Fecomércio, Sesc e Senac), o Sistema Famasul Senar/MS, a Faculdade Insted, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), além de outras entidades públicas e privadas.

Programação do primeiro dia

A abertura temática ocorre na terça-feira (24), com a plenária “Inteligência Emocional – Transformando desafios em motivação”, das 14h às 15h, com participação de Carlyne Falcette, Natalie Pavan e Rosana Martinez, sob mediação da secretária de Cidadania, Viviane Luiza.

Ainda no primeiro dia, a Sala Ipê Amarelo 1 recebe o I Encontro do Fórum Estadual das Gestoras Municipais de Políticas Públicas para Mulheres, coordenado por Manuela Nicodemos, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres. O encontro busca fortalecer a articulação entre Estado e municípios.

Mercado de trabalho e empreendedorismo

Na quarta-feira (25), o destaque é o painel promovido pela Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), das 14h às 15h, com foco no mercado de trabalho e nas oportunidades para mulheres, com participação de Marina Dobachi.

Na sequência, a plenária “Sem limitações para crescer” reúne histórias de superação e trajetórias no empreendedorismo, com Paula Neres, Andressa Lima e Anne Talitha Silva, sob mediação da primeira-dama Mônica Riedel.

Palcos temáticos e sistema de Justiça

O Delas Day 2026 contará com palcos silenciosos voltados a debates específicos. No Palco Helena Meirelles, o painel “Mulheres Empreendedoras e Inovadoras” reunirá representantes de universidades e instituições de pesquisa.

No Palco Delinha, a Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE-MS) conduzirá o debate “Mulheres na Justiça – Como enfrentar a desigualdade de gênero no mercado de trabalho”.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) participa com um estande da campanha “Todos por Elas”, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher.

Mulheres indígenas e quilombolas

A programação reserva espaço para discutir as realidades de mulheres indígenas e quilombolas. Estão previstos os painéis “Mulheres Indígenas – Nascer, Viver e Empreender na Aldeia” e “Mulheres Quilombolas – Nascer, Viver e Empreender na Comunidade”, na Sala Ipê Amarelo 1.

Também serão organizadas caravanas para facilitar a participação de mulheres de diferentes comunidades, ampliando o acesso ao evento.

Estrutura e acessibilidade

O Delas Day 2026 contará com área kids, sala de amamentação, espaço sensorial para pessoas neurodivergentes e praça de alimentação com food trucks. A estrutura foi planejada para atender diferentes públicos e garantir acessibilidade.

*Com informações do Governo de MS