Hoje a nossa rota gastronômica pantaneira chega ao seu sexto destino, desta vez no delta do rio Salobra no Pantanal de Miranda, mais especificamente na paradisíaca pousada: Refúgio da Ilha Ecolodge. Berço de fauna, flora e aventuras incríveis pelo Pantanal.
O prato desenvolvido se chama Delícia do Refúgio, preparado pela Dona Ivone Copetti de Moura, gaúcha radicada no Pantanal de Miranda, ela utiliza a carne "oreada", proteína bovina salgada e exposta ao sol. Certificada como produto típico da região, com o selo de IG, Indicação Geográfica expedido pelo SEBRAE, a carne dá o tom dessa receita, preparada ainda com duas raízes muito típicas nos estados do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso do Sul: a abóbora e a mandioca, que transformadas em purê ficam perfeitos em qualquer preparo. Eu ainda dei um toque a esta receita, acrescentei uma cebola frita e crocante, charme e sabor a mais para essa delicia. Veja a receita.
Delicia do Refúgio
INGREDIENTES
400g de carne do sol em cubos
20g de alho picado
1 cebola roxa em pétalas
2 colheres de sopa de farinha de maizena
600g de abóbora pescoço cozida
400g de mandioca cozida
150g de manteiga
120g de creme de leite fresco
Cheiro verde e sal a gosto
MODO DE PREPARO
1.Frite a carne de sol com um fio de azeite;
2.Depois de fritar adicione o alho bem picado e finalize a cocção de ambos, reserve;
3.Para os purês, com o amassador de batata, processe a batata e a abóbora até ficarem com textura lisa de purê;
4.Em duas panelas adicione manteiga e alho (divididos para cada um) e as raízes processadas, vamos fazer 2 tipos de purês, acerte o sal e reserve.
5.Para a finalização, passe na farinha de maizena a cebola em Juliene e frite e depois também reserve.
6.Em uma travessa oval, inicie a montagem com o purê de abóbora, no meio a carne de sol em cubos e logo depois o purê de mandioca.
7.Finalize com a cebola frita e cheiro verde.