Veículos de Comunicação

CAMPO GRANDE

Dentistas da rede municipal decidem no sábado se entram em greve

Categoria aponta risco de descumprimento judicial sobre progressões de carreira

Dentistas da rede municipal decidem no sábado se entram em greve

Cirurgiões-dentistas que atuam na rede pública de Campo Grande vão definir no próximo sábado (15) se a categoria inicia uma greve. A deliberação ocorrerá durante a reabertura da Assembleia Geral Extraordinária, convocada pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS), após a entidade avaliar risco de descumprimento de uma decisão judicial que determina o pagamento de progressões funcionais.

De acordo com o sindicato, o prazo para cumprimento da liminar — referente às progressões do plano de cargos — termina neste fim de semana. Caso a determinação não seja atendida, passa a vigorar multa diária de R$ 1 mil ao município.

Risco de descumprimento judicial preocupa categoria

O presidente do SIOMS, David Chadid, afirma que a mobilização ocorre pela falta de manifestação da gestão municipal sobre o cumprimento da ordem judicial:

“O prazo se encerra nesse fim de semana e não há qualquer movimento da gestão para cumprir a ordem”, disse.

Ele também destaca que as progressões dependem de anos de formação e investimento dos profissionais.

“Foram no mínimo cinco anos de estudos. A decisão favorável foi confirmada até pelo STJ. Diante da possibilidade de multa e do direito já reconhecido, o movimento grevista é legítimo”, afirmou.

Reflexos no atendimento público são apontados

Segundo o sindicato, a situação já afeta o trabalho nas unidades de saúde.

“Os profissionais estão adoecendo por pressão e perdas salariais. O que acontece com os dentistas da rede acaba se refletindo na população”, destacou Chadid.

A entidade afirma que, diante do cenário, os profissionais precisam decidir “o que será melhor para todos”, considerando impacto na categoria e no atendimento à comunidade.

O que será votado

A assembleia discutirá:

  • paralisação de alerta de um dia;
  • indicativo de greve e possibilidade de paralisação parcial dos serviços;
  • calendário de mobilização;
  • formação do comando de greve;
  • demais assuntos relacionados à categoria.

A reunião será no sábado (15), às 8h45 (primeira chamada) e 9h (segunda chamada), na Associação Brasileira de Odontologia (ABO/MS), localizada na Rua da Liberdade, 836, bairro Monte Líbano.