
O Festival Curta Campo Grande começa nesta segunda-feira (11) e segue até sexta (15), com uma programação gratuita que reúne mostras de filmes, palestras, oficinas e encontros voltados ao cinema brasileiro. Todas as sessões e atividades são gratuitas.
Em sua segunda edição, o evento consolida-se como um dos principais espaços de exibição e formação audiovisual do país, ao registrar 1.187 inscrições vindas de todas as regiões do Brasil e 58 curtas selecionados, número superior ao da edição anterior.
As mostras competitivas e paralelas serão realizadas em diferentes locais de Campo Grande, com sessões abertas ao público. Entre os destaques está o aumento de produções sul-mato-grossenses, que passaram de seis para dez curtas neste ano, resultado do fortalecimento das políticas culturais, como a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc, que ampliaram o acesso a recursos e impulsionaram a produção local.
Os filmes das mostras Curta Brasil, Curta MS e Curta Doc concorrem ao Troféu Tuiuiú em 12 categorias, incluindo melhor curta de ficção, documentário, direção, roteiro, atuação, fotografia, montagem, arte e som. Além das exibições, o festival oferece atividades formativas voltadas a estudantes, profissionais e interessados no audiovisual.
Realizado pela Corixo Produções, o evento conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e é operacionalizado pela Prefeitura de Campo Grande, via Fundação Municipal de Cultura (Fundac). O festival também tem apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur) e da Secretaria de Esporte, Turismo e Cultura (Setesc).
A programação completa com horários e locais das exibições está disponível no site oficial do festival.