Veículos de Comunicação

CONSUMO

Demanda por legumes cresce em MS durante inverno

Ceasa/MS registra aumento nas vendas de hortaliças usadas em sopas, enquanto frutas como melancia têm queda de procura e preços reduzidos

Estação aumenta procura por legumes que enriquecem caldos e sopas - Foto: Reprodução/ Ceasa-MS
Estação aumenta procura por legumes que enriquecem caldos e sopas - Foto: Reprodução/ Ceasa-MS

Durante o inverno, a procura por legumes aumenta na Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa/MS), enquanto o consumo de frutas registra queda. Segundo Fernando Begena, diretor de Abastecimento e Mercado da Ceasa/MS, itens como abóbora, cenoura, batata, além de verduras como salsinha, cebolinha e coentro, ganham maior demanda na estação. Esses produtos são usados frequentemente na preparação de sopas e caldos, que têm maior consumo no período.

Na JS Saraíva, empresa que atua na Ceasa, a batata-doce destaca-se entre os produtos mais vendidos, acompanhada por moranga, abóbora comum, cabotiá e alho. Edson Carlos, vendedor da empresa, informa que as vendas desses legumes aumentam cerca de 30% durante o inverno.

No frio, os clientes tendem a adotar uma alimentação mais ‘pesada’, com mais condimentos e legumes cozidos ou em caldos, feitos com os legumes que nós comercializamos” – vendedor Edson Carlos.

O comércio de frutas enfrenta desafios no inverno devido às condições climáticas. Wandré Barbosa, proprietário da WB Bananas, afirma que a qualidade das frutas pode ser afetada por doenças nas regiões produtoras causadas pelas baixas temperaturas. Mesmo com a redução no consumo, a empresa mantém o atendimento ao público, que continua adquirindo bananas.

A melancia, por sua vez, sofre uma queda acentuada nas vendas na estação. Ruan Carlos Souza, gerente da WR Hortifruti, destaca que a procura pela fruta diminui em até 70%. “Por ser uma fruta muito refrescante, o cliente prefere consumi-la no calor, então é natural uma queda nas vendas nesse período”.

A queda no consumo levou à redução dos preços para estimular as vendas. Na Ceasa/MS, o quilo da melancia está em média a R$ 1,50, segundo dados da Divisão de Mercado e Abastecimento.