Veículos de Comunicação

Viagem De Sabores

Moti Japonês

O arroz glutinoso polido é deixado de molho durante a noite e cozido

- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação

A última moda da confeitaria nos grandes centros urbanos são os quiosques da tradicional sobremesa japonesa o: moti.

Na culinária japonesa, mochi ou mais comumente no Brasil, moti (em japonês: 餅; em chinês: 麻糬), é um bolinho feito de arroz glutinoso moído em pasta e depois moldado. Embora seja consumido durante o ano todo, é comido tradicionalmente no Shogatsu (Ano Novo) e em ocasiões especiais como nos nascimentos e casamentos. 

Durante as festas de Ano Novo, que no Japão duram vários dias, promove-se em todo o Japão o festival do mochitsuki em que o moti é preparado e distribuído para o público.

Para fazer a sobremesa o trabalho é árduo. O arroz glutinoso polido é deixado de molho durante a noite e cozido.

O arroz cozido é então sovado. Duas ou mais pessoas trabalham em movimentos ritmados sovando, virando e umedecendo a massa.
A massa macerada é moldada em vários formatos, dependendo da localidade. Em Osaka o moti toma forma esférica, em Tóquio o formato é cúbico.

Na Espanha a confeitaria Niji comercializa as deliciosas esferas feitas à mão de moti. E tem sabores inusitados e mais aptos ao paladar ocidental como: cheesecake, tiramisu e baunilha. Acabei provando o de framboesas, e embora mais doce que o moti tradicional que provei no Japão o sabor da fruta e textura gelatinosa e agradável da massa de arroz dão uma característica bem marcante pra esta sobremesa que já conquista paladares por aqui.

Confira