Veículos de Comunicação

SOCIEDADE

Nada de Enzo ou Valentina: veja os nomes mais populares em Mato Grosso do Sul

Nova edição do site “Nomes no Brasil”, com dados do Censo 2022, traz também os sobrenomes mais comuns do país e do estado

Nomes Maria e José seguem no topo da lista dos mais populares em MS - Foto: Arquivo/ Subcom
Nomes Maria e José seguem no topo da lista dos mais populares em MS - Foto: Arquivo/ Subcom

Os nomes Maria e José seguem no topo da lista dos mais populares em Mato Grosso do Sul, segundo a nova edição do levantamento Nomes no Brasil, divulgada nesta segunda-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A atualização, baseada nos dados do Censo Demográfico 2022, inclui pela primeira vez a análise dos sobrenomes mais comuns entre os brasileiros.

De acordo com o levantamento, Maria aparece em 112 mil registros no estado, seguida por Ana (48,5 mil) e Júlia (8,9 mil). Entre os homens, José lidera com 50,5 mil registros, seguido de João (49 mil) e Luiz (22,1 mil).

O sobrenome Silva é o mais frequente entre os sul-mato-grossenses, identificado em 400 mil pessoas, seguido de Santos (225 mil) e Oliveira (157 mil).

Ranking nacional mantém liderança histórica

Em todo o país, o cenário é semelhante. O nome Maria aparece em 12,2 milhões de registros, enquanto José soma 5,1 milhões. No ranking dos sobrenomes, Silva continua liderando com 34 milhões de ocorrências, presente em 16,7% da população brasileira.

O levantamento abrange 203 milhões de pessoas e 90,7 milhões de domicílios, distribuídos nos 5.570 municípios brasileiros. A base de dados tem como referência 1º de agosto de 2022, data utilizada na coleta do Censo.

Ferramenta traz novas funcionalidades

A nova versão do site Nomes no Brasil permite consultar nomes e sobrenomes por década, estado e município, além de comparar a popularidade de registros em diferentes regiões e países.

O portal traz também rankings históricos, mapas interativos e dados por faixa etária, com interface aprimorada para facilitar a navegação.

O sistema diferencia ainda as variações de grafia, como Ana e Anna, Luis e Luiz, contabilizando-as separadamente, conforme declaradas no momento da coleta do Censo.

Os dados completos podem ser acessados no portal do IBGE.