Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que os brasileiros fizeram 12,3 milhões de viagens em 2021, número que representa queda de 41% em relação a 2019. Os dados, divulgados recentemente pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), revelam que antes da pandemia de covid-19, esse o número chegou a 20,9 milhões de brasileiros.
As despesas totais em viagens nacionais com pernoite chegaram a quase dez bilhões de reais (9,8 bi) em 2021, o que representa uma queda em relação ao total registrado no ano anterior, quando haviam sido gastos 11 bilhões de reais. A falta de dinheiro continua sendo o motivo mais apontado pelos entrevistados para não ter viajado.
No CBN Economia desta quinta-feira, (7), Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, disse que o posicionamento de Mato Grosso do Sul não é um destino de massa. “Nós somos um destino altamente especializado, um destino de natureza” reforçou.
Para ele, "Mato Grosso do Sul atua em três frentes: turismo regional, turismo nacional e o turismo internacional, especialmente o pantanal. O estado tem estratégia para cada um dos públicos, e seguimentos” afirma. Confira a entrevista completa na integra;