Veículos de Comunicação

Corumbá

Operação conjunta fiscaliza denúncia de garimpo ilegal montado dentro de região do Pantanal

Local fiscalizado fica em propriedade particular e autoridades encontraram ribeirinho trabalhando em condições precárias

- Foto:Divulgação/PMA
- Foto:Divulgação/PMA

A Polícia Federal, por meio do Grupo Especial de Polícia Marítima de Corumbá (GEPOM/CRA), em trabalho cooperativo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), Polícia Militar do Mato Grosso do Sul e fiscais da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) atuaram na fiscalização sobre denúncia de garimpo ilegal no Pantanal, na região do Paraguai Mirim. O trecho só é acessado por rio ou aéreo.

A ação ocorreu em uma propriedade particular na região, que fica a cerca de 3 horas de barco rio Paraguai acima. Para realizar o monitoramento foi utilizado helicóptero da Polícia Militar e embarcações da PF e da PMA, além de drone.

Durante a fiscalização do local, foram encontradas áreas com supressão vegetal, vestígios de atividade de mineração e um ribeirinho trabalhando em condições precárias. Nenhum responsável pelas atividades foi encontrado no momento da fiscalização. Com base na diligência, a Polícia Federal segue com suas investigações, podendo configurar para os envolvidos  crimes de garimpo ilegal, trabalho em condição análoga a escravo, desmatamento e outros possíveis crimes ambientais associados. Inquérito segue em andamento para reunir mais informações.

Conforme a PMA, a região também está em monitoramento por parte da corporação. Além da questão de garimpo ilegal, os policiais militares ambientais vão acompanhar abusos e possíveis crimes relacionados à pesca.