Veículos de Comunicação

Polícia

Servidor da Sesau que furtou celulares vai responder por peculato

Os aparelhos foram doados pela Receita Federal para apoio às equipes de saúde; a polícia alerta para os riscos de adquirir produtos sem documentação

Polícia Civil recupera 26 celulares furtados da Sesau- Foto: Reprodução/ Polícia Civil
Polícia Civil recupera 26 celulares furtados da Sesau- Foto: Reprodução/ Polícia Civil

Um homem de 28 anos, servidor da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), foi identificado como o responsável pelo furto e revenda de aparelhos celulares da Secretaria, sendo enquadrado pelo crime de peculato. Os aparelhos furtados foram encontrados em posse de terceiros, que acreditaram estar adquirindo produtos de origem estrangeira, embora sem nota fiscal ou registro. Em condições de mercado, com caixa e carregador, os celulares foram revendidos sem a devida documentação.

Do total de 48 aparelhos furtados da Sesau, a Polícia Civil recuperou 26, que foram devolvidos à Secretaria. Todos os dispositivos foram doados pela Receita Federal para apoiar as equipes de saúde.

O esquema de revenda foi descoberto pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (Derf). Segundo as investigações, boa parte dos aparelhos foi adquirida por um lojista, que os comprou do servidor.

Alerta

As empresas de revenda de eletrônicos foram orientadas a redobrar cuidados nas entregas, especialmente para clientes novos ou endereços desconhecidos. Recomendado, o uso de medidas como a solicitação de dados pessoais dos compradores pode ser adotado para impedir que produtos furtados sejam inseridos no mercado.

A Polícia Civil alerta para os riscos de adquirir produtos eletrônicos sem a devida documentação e enfatiza a importância de verificar a procedência por meio do IMEI do aparelho. O canal online da ANATEL oferece uma ferramenta gratuita para checar a situação do celular, disponível no link: Consulte sua situação no site da ANATEL.