
A CCR MSVia realizou, nesta quinta-feira (6), o 8º Simulado de Acidente com Produto Perigoso e Múltiplas Vítimas na BR-163 em Campo Grande. O treinamento contou com a participação de outras instituições de trânsito e resgate com o objetivo de capacitar as equipes para atuarem de forma integrada e eficiente em possíveis ocorrências.
O simulado contou ainda com o pouso de um helicóptero com transporte de paciente “fake” na Santa Casa, maior hospital do estado, treinando os socorristas de como devem proceder desde o local do acidente até o atendimento médico para avaliar possíveis falhas e/ou atrasos no atendimento emergencial em acidentes com grande número de vítimas.
O coronel do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Humberto Matos, faz um panorama da operação. “O simulado é uma situação real que acontece no nosso dia a dia com um acidente de grandes proporções, envolvendo o tombamento de uma carreta que contém álcool que é altamente inflamável e um acidente automobilístico com várias vítimas, inclusive com vítima presa nas ferragens, onde precisamos utilizar nosso equipamento chamado desencarcerador. Durante toda a ação, temos pessoas aqui avaliando cada detalhe. Somos 13 órgãos e precisamos estar alinhados para que possamos fazer o atendimento no menor tempo possível e de maneira mais eficiente. Vamos analisar os pontos positivos e negativos e crescer com nossos atendimentos”, afirma.
O simulado contou com participação das equipes do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da CCR MSVia, Corpo de Bombeiros Militar de MS, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar Ambiental, Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS), Coordenadoria Geral de Perícias, Defesa Civil Estadual de MS e Defesa Civil de Campo Grande.