RÁDIOS
Campo Grande, 25 de abril

Banquete com Trufas no Castelo de Riudabella

O Castelo tem esse nome catalão: Riudabella, que traduzindo quer dizer: rio de abelhas

Por Paulo Machado
23/02/2022 • 12h30
Compartilhar

Eu falo tanto de trufas aqui na coluna Viagem de Sabores, mas o fato é que este fungo, encontrado na natureza de forma espontânea, de difícil acesso e que, quando cultivado,  exige muita paciência e sabedoria, ligando homem a natureza de forma surpreendente. É algo fantástico e que nos leva a experiências enoturísticas de sonhos. 

Pois bem. No último sábado participei de uma caçada de trufas que terminou com um banquete no castelo de Riudabella, construção medieval de muitas histórias, que sobreviveu a guerras e hoje produz vinho e serve de ponto turístico na província autônoma da Catalunya, Espanha. 

O Castelo tem esse nome catalão: Riudabella, que traduzindo quer dizer: rio de abelhas, animal que é abundante nesta região montanhosa da Espanha, aos pés dos Pirineus catalães e pertence a familia que comprou a propriedade há 7 gerações. 

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não é tarefa nada fácil manter um castelo. Segundo o proprietário Pedro Gil, é uma especie de herança envenenada o ofício de cuidar de uma estrutura de 7.000 metros quadrados, que possui relíquias e que exige muita manutenção. Mas é hoje, através do turismo que ele vê luz no fim do túnel, promovendo eventos especiais, casamentos e churrascos típicos como a calçotada e o leitão ao estilo Segóvia que fica assando na brasa por oito horas num forno medieval. 

A experiência que começou com a caçada das trufas sob a tutela do especialista Didac da empresa Tofonas de la Conca e seus cachorros treinados, culminou num especial banquete na sala principal do castelo aonde provamos um menu confiança assinado pelo chef catalão Albert Capdevila, que iniciou nos presenteando com queijos trufados, seguidos de camarão vermelho com creme de banana da terra e trufas, ravioli de papada de porco ibérico e caldo de cogumelos, linguado no papilote ao molho bearnaise e terminando com um cabrito assado por muitas horas combinado com um molho de baunilha e trufas negras de inverno, a Tuber melanosporum, que na Itália é conhecida por: Tartufo Nero Pregiato di Norcia. E assim vamos fechando a temporada de trufas de inverno aqui na Europa.

Confira

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande