RÁDIOS
Campo Grande, 29 de abril

Bebês sofrem em UPAs à espera de vagas em hospitais na Capital

Situação dramática não impediu prefeitura de receber título de "Cidade Acolhedora de Crianças e Adolescentes"

Por Edir Viégas, colunista CBN-CG
16/04/2024 • 11h00
Compartilhar

Ao mesmo tempo em que a crianças sofrem na fila de espera por atendimento nas unidades de Saúde em Campo Grande, a prefeitura é homenageada pelo Tribunal de Justiça do Estado com o título de Cidade Acolhedora de Crianças e Adolescentes.

Apesar de o programa instituído pelo Judiciário não guardar relação com a falta de vagas na pediatria em Campo Grande, a premiação deixa claro que invés de rapapés, o município deveria ser duramente cobrado pela omissão quando se trata de saúde pública.

Não é de hoje que a população sofre com a falta de vagas nos hospitais, com a longa e penosa espera por atendimentos nas UPAS e Centros Regionais de Saúde sempre lotadas. E a cada dia a situação piora ainda mais.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ontem foi constatado que há dias dois bebês são mantidos em UPAs à espera de vagas em hospitais. Uma das crianças tem pouco mais de 1 ano de vida e a outra apenas 3 meses de vida. Ambas sofrem com problemas respiratórios decorrentes da H1N1 e pneumonia.

Além da falta de leitos pediátricos nos hospitais, a prefeitura incorre em irregularidade ao manter pacientes nas UPAs e CRSs por mais de 24 horas, situação vedada pela legislação. No mês passado, o Ministério Público voltou a cobrar judicialmente tanto a Prefeitura de Campo Grande, quanto o Governo do estado para estes novamente comprovarem que não mantêm pacientes internados por mais de 24 horas em UPAs e CRSs.

Não é preciso ir longe, pois a situação das duas crianças à espera de vagas responde ao questionamento feito pelo MPE. Na condição de gestor pleno da Saúde, é de responsabilidade da prefeitura solucionar o problema.

Confira na íntegra:

CLIQUE AQUI e siga nosso canal de notícias no WhatsApp.

Para sugerir pautas ou enviar vídeos e imagens, 
salve nosso número 67 9932 3500

 

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande