RÁDIOS
Campo Grande, 29 de abril

Família multiespécie: tutor pode registrar em cartório certidão de termo de guarda de pet

Só na Capital já foram cadastrados 10 termos, entre eles o de uma cobra pet

Por Karina Anunciato
16/04/2024 • 10h30
Compartilhar

Cada vez mais os animais de estimação ganham status de integrante da família. A situação, inclusive, já vem sendo estudada como o fenômeno da família multiespécie por legalistas. Diante de litígio sobre a tutoria, situações documentais como o registro de certidão de termo de guarda pode ajudar em casos de guarda.

Em Campo Grande, o único cartório autorizado a realizar o registro de guarda de pet é o 4° Ofício, responsável por títulos e documentos.

Segundo o tabelião do 4º Ofício e representante da Associação dos Notários e Registradores de MS (Anoreg-MS), André Rodrigo Gimenez Cabrera, só aqui em Campo Grande foram encontrados dez registros deste tipo.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“É o tipo de documento que pode ajudar em casos de separação de tutores, definição de pensão alimentícia, guarda compartilhada e visitas [...] Além disso, em caso de falecimento do tutor, é possível indicar no testamento o legado em benefício do pet. No Brasil, não existe transmissão de herança para pet, mas sim quem será o beneficiário por administrar as despesas e responsável pela guarda do animal”.

A certidão do termo de guarda em Campo Grande custa R$184.

Acompanhe a entrevista completa no vídeo abaixo:

CLIQUE AQUI e siga nosso canal de notícias no WhatsApp.

Para sugerir pautas ou enviar vídeos e imagens, 
salve nosso número 67 9932 3500

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande