RÁDIOS
Campo Grande, 26 de abril

Governo de MS decreta emergência ambiental no Pantanal

Autorizações de queima foram suspensas devido à seca estrema no bioma

Por Isabelly Melo
12/08/2022 • 09h57
Compartilhar

A seca estrema e a falta de chuva fez com que o governo estadual de Mato Grosso do Sul decretasse emergência ambiental ao bioma pantaneiro. Dessa forma, estão suspensas todas as autorizações de queima na região, como precaução para evitar mais prejuízos ao pantanal.

O titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, explicou que entre o final de julho e início de agosto o Corpo de Bombeiros teve uma ação muito intensa para o combate de incêndios florestais na região. Tornando o decreto necessário e importante.

“Em função, primeiro do nível pluviométrico na região, estamos com uma seca estrema, também pelo nível dos rios e questão rapidamente baixando no bioma pantanal e o aumento significativo dos riscos de incêndio florestal”, detalhou.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Submetido à Secretaria Nacional de Defesa Civil, o reconhecimento do decreto foi publicado nesta sexta-feira (12) em Diário Oficial do Estado, citando todos os municípios do bioma.

“A partir do momento que o governo federal faz esse reconhecimento facilita a busca do apoio institucional e de estrutura no combate a incêndios florestais, como nós já solicitamos o apoio ao Ministério do Meio Ambiente, ao Ministério da Defesa em aeronave, helicóptero para transporte de tropas”, explicou Verruck.

Foram solicitadas, inicialmente, 150 horas de voos. Resta agora que o governo estadual apresente o plano de trabalho para a Defesa Civil Nacional. Conforme Jaime Verruck, o plano está estimado em mais de R$ 38 milhões, que serão aplicados em combate de incêndios florestais nesse ano em Mato Grosso do Sul.

“Em função disso nós podemos submeter e solicitar parte desses recursos para combate de incêndios florestais através da Defesa Civil do Estado”, completou o secretário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande