RÁDIOS
Campo Grande, 25 de abril

Museu é reinaugurado e nova lei é regulamentada para preservar acervo do local

Unidade conta parte da história do norte de Mato Grosso do Sul e fica na casa do pioneiro Zacarias Mourão

Por Victor Currales
07/04/2022 • 14h00
Compartilhar

Comemorando os 124 anos de Coxim, o prefeito Edilson Magro sancionou ontem (6) a lei que cria o MAHC (Museu Arqueológico e Histórico de Coxim). A sanção da lei aconteceu no dia da sua reinauguração, conforme a Lei Ordinária 1.897, de 29 de março de 2022.

Localizado na casa de Zacarias Mourão e até então fechado para reformas, o museu de Coxim foi restaurado para que possa receber visitantes, turistas, alunos das escolas locais e demais pessoas que queiram conhecer um pouco mais do acervo da cidade.

Para a sua reinauguração, além da reforma do prédio o museu passou por algumas adequações e os servidores receberam capacitação para melhor organizar e conservar o acervo existente. Todo esse trabalho foi ministrado pela equipe do Sistema Estadual de Museus.

O desenhista Gildo Antônio Rodrigues entregou ao prefeito Edilson Magro um quadro com o desenho realista Zacarias Mourão. A arte foi doada ao museu e ficará à disposição da população para apreciação dos visitantes que ali forem a partir de agora.

Além disso, o museu será um instrumentos para pesquisa e preservação do patrimônio cultural de Coxim, sendo um espaço de integração social e cultural. A direção do museu ficará sob responsabilidade da Funrondon (Fundação Professora Clarice Rondon de Cultura Desporto e Lazer).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande