RÁDIOS
Campo Grande, 26 de abril

Primeira semana de vacinação de crianças é marcada por baixa procura

Capital recebeu mais de nove mil doses e apenas 4,6 mil pessoas foram imunizadas

Por Ingrid Rocha
22/01/2022 • 09h30
Compartilhar

Neste sábado (22) a vacinação contra a covid-19 para crianças completa uma semana em Mato Grosso do Sul e na capital, os primeiros sete dias foram marcados pela baixa procura. Campo Grande recebeu mais de nove mil doses do Ministério da Saúde e até o último levantamento pouco mais de 4,6 mil crianças tinham sido imunizadas.
A média diária de vacinação infantil tem variado de 400 a 450 pessoas. O domingo passado (16) foi o de menor procura na cidade, somente 373 crianças foram vacinas e a maior busca foi na quarta-feira (19), quando 1.373 crianças recebem a imunização. 
O secretário adjunto de Saúde, Rogério Souto, disse que os pais ou responsáveis podem confiar na vacina e que os postos de saúde funcionam nos finais de semana para ajudar quem trabalha de segunda a sexta-feira. “É muito importante que os pais ou responsáveis levem os filhos às unidades de saúde para serem vacinados. Nós temos aberto as unidades também no final de semana, para permitir que os pais que não conseguiram levar os filhos nos dias úteis consigam garantir a vacinação. A vacina é segura e tem demonstrado a sua eficácia com a diminuição de letalidade da doença no país”.
A Rute Angélica, mãe do Arthur de 10 anos de idade, comemorou a imunização do filho nesta semana na capital. Ela destacou que também já foi imunizada e que acredita na proteção do imunizante. “Eu confio na vacina, eu tomei, minha família tomou e não tenho nenhuma rejeição quanto a isso.”.
Já o Arthur disse que ficou com um pouco de medo, mas que está feliz pela possibilidade de imunização. “Minha mãe, ontem à noite, falou que eu ia vacinar, eu fiquei um pouco nervoso, mas eu quero tomar a vacina para ficar seguro.”.

Xepa da vacina

Campo Grande tem adotado a “xepa da vacina” também para as crianças. No final do dia, as doses que sobram podem ser aplicadas em crianças que ainda não foram incluídas no calendário de vacinação diário do município. Para isso, os pais ou responsáveis devem ir até a unidade de saúde e fazer um cadastro. Caso sobrem doses no final do dia, o profissional de saúde liga e avisa. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande