RÁDIOS
Campo Grande, 26 de abril

SUS oferece tratamento gratuito para quem luta contra o tabagismo

Determinação do paciente e orientação de especialistas são essenciais para deixar o dependência nociva à saúde

Por Glória Maria
01/06/2022 • 13h30
Compartilhar

Já sabemos que fumar é extremamente prejudicial à saúde, além de ser uma doença crônica com possibilidade de recaídas. O tabagismo causa dependências física, psicológica e comportamental. Assim, tratá-la é essencial para quem quer se livrar do cigarro.

Os especialistas alertam sobre as doenças causadas pelo uso contínuo do cigarro. A gama de enfermidades é extensa e conta com hipertensão arterial, aneurisma, úlceras, infecções respiratórias, trombose, osteoporose, entre outros problemas.

O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde apresenta o panorama do uso atual de produtos derivados do tabaco e os números são altíssimos. No Brasil, mais de 160 mil pessoas morrem todos os anos por doenças provocadas pelo tabaco.

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse número é impressionante, levando em conta que em média 443 pessoas morrem diariamente vítimas do cigarro. Estima-se que na capital sul-mato-grossense mais de 14% população seja fumante, segundo dados do IBGE em pesquisa realizada em parceria com o Ministério da Saúde.

Embora não seja nada fácil abandonar o vício, com muita determinação e orientação de especialistas no assunto, é possível deixar de fumar e desfrutar de uma vida saudável e com mais disposição. Foi o que aconteceu com a Lúcia Helena Paula do Canto, 69 anos, professora aposentada, que fumou por décadas e só parou de fumar porque teve apoio.

"Comecei a fumar com 20 anos e fumei por 40 anos. Decidi que queria parar e participei de um programa para parar de fumar e não precisei tomar medicamentos. Nunca tive uma recaída", afirmou a professora.

O tratamento para tabagismo é custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para os moradores de Campo Grande que desejam e não conseguem parar de fumar. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) oferta o programa de controle do tabagismo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande