RÁDIOS
Campo Grande, 25 de abril

Taxa extra de energia elétrica chega ao fim, mas conta ficará 18% mais cara em MS

Novos valores passam a valer a partir de sábado (16) e foram anunciados nesta terça-feira (12) pela agência reguladora

Por Nyelder Rodrigues
12/04/2022 • 11h30
Compartilhar

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou e divulgou nesta terça-feira (12) um reajuste na casa dos 18% para os clientes da empresa em Mato Grosso do Sul. O aumento, assim, vai atingir cerca de 1.038.000 de unidades consumidoras.

O reajuste tarifário entra em vigor no sábado (16), mesma data em que a taxa de escassez hídrica será encerrada. O valor da cobrança extra era de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, e sua não cobrança terá impacto de meros 2,76% na conta.

Segundo os dados divulgados pela própria Aneel, o índice médio ficou na casa dos 18,16%, sendo que consumidores de baixa tensão, caso dos residenciais comuns, vão pagar 17,93% na conta. Já os consumidores de alta tensão (indústrias) sofrerão reajuste de 18,81%.

Outra mudança é para o público B1, que são os consumidores residenciais de baixa renda. Para eles, a conta sofrerá reajuste de 16,83% a partir do próximo mês. Para o consumidor rural, o aumento deve ficar na casa dos 25%, segundo dados publicados pelo Concen (Conselho de Consumidores da Áreas de Concessão da Energisa MS).

Os números todos estão acima da inflação oficial, aferida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Até março, o IPCA em Campo Grande era de 11% somando os últimos 12 meses. Assim, a tendência é que o reajuste da energia pressione ainda mais a inflação de maio em diante. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande