RÁDIOS
Campo Grande, 26 de abril

Vazio sanitário da soja começa nesta quarta-feira em MS

Medida fitossanitária previne o desenvolvimento e o alastramento da ferruagem asiática na produção local

Por Nyelder Rodrigues
15/06/2022 • 11h00
Compartilhar

Tem início hoje (15) o período de vazio sanitário da soja em Mato Grosso do Sul. Até 15 de setembro, fica proibido o plantio do grão oleaginoso no Estado, medida essa importante para fazer o devido controle da ferrugem asiática da soja, causada por fungos.

Quem regula tal questão é a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), a partir de determinação do Ministério da Agricultura. Todos os produtores de soja em território sul-mato-grossense devem seguir a medida, sem exceções.

Nesses 90 dias de vazio sanitário da soja, não se deve nem plantar e nem manter vidas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento. Só assim é que se reduz ao máximo o inóculo - fase de incubação - da doença, minimizando os impactos negativos para a safra seguinte.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SOJA EM MS

Na safra 2021/2022, Mato Grosso do Sul recebeu 15.404 cadastros de área com plantio de soja, com área declarada de mais de 3,2 milhões de hectares cultivados. Esse número representa um aumento de 13% de áreas cadastradas em relação à safra anterior.

A soja é o principal produto de exportação sul-mato-grossense, e atingiu, neste ano, uma produção de 8,7 milhões de toneladas de grãos. Porém, doenças causadas por diversos motivo podem prejudicar os bons números somados pelos produtores locais.

A ferrugem asiática é considerada uma das mais severas doenças que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estágio, atingindo nível epidêmico e com que danos variam de 10% a 90% da produção. Diante da gravidade da doença, foi implantado o vazio sanitário, medida estabelecida em Mato Grosso do Sul em 2006.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande