RÁDIOS
Paranaíba, 05 de maio

Paranaíba declara guerra contra mosquito da dengue

Mutirão de limpeza será realizado nos bairros da cidade

Por Roberto Chamorro
30/01/2016 • 17h54
Compartilhar

Os bairros Santa Lúcia e Jardim das Paineiras foram os primeiros visitados pelas equipes que participam do mutirão para limpeza iniciado em Paranaíba nesta semana. Durante 60 dias, aproximadamente 150 pessoas ligadas às secretarias municipais estarão vistoriando casa por casa, rua por rua e bairro por bairro para a retirada de lixos e entulhos.     “Declaramos guerra contra o mosquito”, afirmou o prefeito Diogo Tita, durante o lançamento do mutirão.  O objetivo é eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chickungunha e o zika vírus.

Uma sala de situação está sendo montada para monitorar o trabalho dos agentes de endemias e será interligada com o centro de acompanhamento da Secretaria de Estado de Saúde.

A prioridade do mutirão será alcançar os bairros com maior incidência dos focos de reprodução de mosquitos transmissor das doenças, notificados através do Levantamento Rápido de Índice do Aedes aegypti (LIRAa), adotado pelo Ministério da Saúde para o mapeamento dos índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No primeiro LIRAa deste ano, realizado entre os dias 4 a 14 de janeiro, foram registrados locais com mais de 10% de infestação. No ano foram notificados 151 casos de dengue. Um dos casos notificados é o do assessor de imprensa da Prefeitura, um jovem de 21 anos. 

Em Paranaíba, as farmácias já estão encontrando dificuldades para repor os estoques de repelente, de acordo com farmacêutico de uma das farmácias da área central da cidade.

ZIKA

Embora oficialmente não haja nenhum caso notificado no município de Paranaíba, a secretária municipal de saúde, Ana Paula de Souza, manifestou preocupação com a presença do Zika vírus na região, em função dos sintomas identificados em muitas pessoas que procuram as unidades de saúde do município. A Secretária revelou, ainda, que há dificuldade para a efetiva notificação, uma vez que existe um único laboratório nos país que realiza esse tipo de exame. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba