A tradicional escola estadual Afonso Pena, localizada na área central de Três Lagoas, está com matrículas abertas para o projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem. O AJA, como é chamado, é destinado a estudantes com idades entre 15 e 17 anos, com distorção de idade/escolaridade e que não concluíram o ensino fundamental.
O projeto é realizado em 38 cidades do Mato Grosso do Sul, incluindo Três Lagoas, e é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação.
Três municípios do Bolsão Sul-Mato-Grossense também estão com matrículas disponíveis. A escola estadual Manoel da Costa Lima em Bataguassu, escola estadual Jorge Amado em Chapadão do Sul e em Paranaíba a escola estadual Aracilda Cícero Correia da Costa.
PROJETO AJA
Com o objetivo de proporcionar a formação de sujeitos ativos, participativos, em crescimento cultural e social, atendendo jovens estudantes com necessidades educacionais específicas, com o propósito de garantir a formação inicial para o mundo do trabalho e a efetiva participação social.
O projeto orienta estes jovens para sua formação cidadã, diante da pluralidade cultural para o fortalecimento de uma visão mais participativa, critica e decisiva de sua vida social.
O AJA é dividido em quatro blocos, sendo o Inicial I contempla do 1º ao 3º ano (alfabetização e letramento); Inicial II, 4º e 5º anos (alfabetização e letramento); Intermediário, 6º e 7º anos e o Final, 8º e 9º anos. O tempo de permanência no projeto irá variar de acordo com o nível de escolaridade do estudante. A partir do Bloco Inicial I, é possível concluir o ensino fundamental em quatro anos.
MATRÍCULA
Os interessados devem ir até a escola que deseja ingressar munidos dos seguintes documentos: comprovante de residência, transferência escolar, certidão de nascimento e carteira de vacinação. Vale lembrar que por se tratar de adolescentes, o pai ou responsável deve acompanhar o estudante e assinar o termo de compromisso com a escola.
Embora as matrículas já estejam abertas há alguns dias, as escolas citadas relataram que o índice de procura para matrícula tem sido baixo. Somente uma das unidades afirmou já ter uma turma formada.