Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Escolas estaduais de MS discutem a Base Nacional Comum Curricular

BNCC é uma proposta do MEC para materialização de instrumento de gestão que ofereça subsídios para a formulação das propostas curriculares

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Conselho Nacional de Educação, planejou uma parada nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realizada nesta segunda-feira, 7, nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. A proposta para este momento é que todos os docentes se reúnam com seus pares e discutam os objetivos e textos da BNCC e façam o registro de suas contribuições no “Cadastro escolas”, por meio do CPF do diretor.

A BNCC é uma proposta do MEC para materialização de instrumento de gestão que ofereça subsídios para a formulação e a reformulação das propostas curriculares dos sistemas de ensino dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, em diálogo com as diferenças presentes na escola e com as especificidades que caracterizam o contexto educacional brasileiro, a partir dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos nas Áreas de Conhecimento, nas etapas e modalidades da educação básica.

A Base está detalhada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e indicada nas Conferências Nacionais de Educação e no Plano Nacional de Educação (PNE). Destaca-se que o PNE estabelece, em diversas estratégias, a construção de uma proposta de Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento, coordenada pelo MEC, e que deve ser encaminhada, até junho de 2016, para o Conselho Nacional de Educação (CNE).

Com a Base, será possível reorientar as políticas de Avaliação da Educação Básica, repensando e atualizando os processos de produção de materiais didáticos e, também, colaborar com a discussão da política de formação inicial e continuada de professores. Além disso, a BNCC será mais uma ferramenta que orientará a construção do currículo das mais de 190 mil escolas da educação básica, públicas e particulares, de todo o País.