RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Agronegócio formaliza gestão da Central de Comercialização da Agricultura Familiar

Os encontros foram realizados nas próprias associações de produtores

Por Flávio Veras
23/05/2022 • 15h25
Compartilhar

A equipe de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) encerrou, na última quinta-feira (19), o ciclo de reuniões com associações de produtores rurais da agricultura familiar de Três Lagoas.

Os encontros foram realizados nas próprias associações, com objetivo de conhecer a realidade atual desses produtores e convidá-los a participar da gestão administrativa da futura Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Ceafam).

Participaram do ciclo de palestras produtores dos Assentamentos 20 de Março, Pontal do Faia, Palmeira, Cinturão Verde, Asprofolha, Asprocampo, Cooperams – Fazenda Urbana, Centro Rural de Arapuá.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme a diretora de Agronegócio, Amanda Pivotto, durante as reuniões “nós apresentamos o modelo de administração que deve ser o alicerce para o abastecimento e distribuição da Central de Comercialização. A ideia é formar uma cooperativa que trabalhe em acordo com as associações, alinhando preços, qualidade e quantidade de produtos, respeitando o tempo de produção e a variedade ofertada por cada associação”, explicou.

Para o secretário da Pasta, José Mauro De Grandi Junior, as reuniões foram positivas e a formação de uma cooperativa é uma excelente oportunidade para o pequeno produtor rural e a comunidade em geral.

“A administração pública está exercendo um papel de mediador entre o produtor, produto e consumidor, sendo que com a estrutura e localização da Central de Comercialização, eles terão um centro de entrega de sua produção, trazendo o interesse de empresas, restaurantes, escolas e o cidadão em concentrar suas compras com produtos 100% saudáveis, preços atrativos e variedade. O modelo de gestão de cooperativismo é o caminho ideal para alavancar a agricultura familiar de Três Lagoas”, detalhou.

O Presidente da Asprofolha, Marcelo Vieira Yamamoto, aprovou o projeto e considerou uma grande vantagem para as associações “porque além do respaldo que sempre temos do Departamento de Agronegócio, este sistema ajuda a escoar nossa safra, centralizando a venda num local apropriado, colaborando com a nossa economia de tempo, gastos de entrega e demanda. Agora resta alinhar com as outras associações um modo de trabalho que fique bom para todos”, disse.

A próxima etapa da formalização do futuro modelo gestor da Central de Abastecimento, segundo o secretário, é fazer uma reunião geral com todas as associações e seus participantes para explicar de modo geral como será esse trabalho e já definir o estatuto e direção da cooperativa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas