RÁDIOS
Três Lagoas, 30 de abril

'De cada 10 brasileiros, 4 estão endividados; educação financeira é necessária'

Economista e professor da UFMS assegura que educar o brasileiro financeiramente

Por Redação
06/11/2019 • 19h00
Compartilhar

O endividamento e o descontrole financeiro vem se ampliando no Brasil. Marçal Rogério Rizzo (economista e professor da UFMS – Campus de Três Lagoas) assegura que educar o brasileiro financeiramente vem se tornando uma necessidade maior com o passar dos anos.

Jornal do Povo – Vivemos em uma sociedade que sofre de “dinheirofobia”?

Marçal Rogério Rizzo – Sim. Esse termo “dinheirofobia” é amplamente usado pela educadora financeira Nathalia Arcuri. Creio que foi até criado por ela. É como se fosse uma doença que todos nós sofremos sem distinção. Temos medo de falar de dinheiro um com o outro. Até mesmo existe marido e mulher que não falam de dinheiro. Aliás há esposas que não sabem quanto o marido ganha e vice-versa. Não sabem quanto o marido gasta no boteco e nem quanto a esposa gasta no salão de beleza. Podem apostar que mesmo entre irmãos não há total transparência quando o assunto é dinheiro. Muitos têm vergonha de falar para o amigo quanto ganha ou que está preso no cheque especial. Se há vigor nas contas pessoais também não há muito falatório sobre o tema, até por medo do amigo pedir dinheiro emprestado, ou até por crendice de que quando fala algo para alguém pode trazer azar. O fato é que ainda há muito receio e preconceito em tratar do tema dinheiro.

JPNEWS: CAFÉ COM NEGÓCIOS 04 - DE 19/04/2024 A 14/05/2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jornal do Povo – Qual é o problema da “dinheirofobia”?

Marçal Rogério Rizzo – O problema é que o debate, a troca de ideias e de experiências faz com que haja crescimento e desenvolvimento coletivo. Seria uma espécie de processo de ensino/aprendizagem. Agora quando não há isso por existir preconceito, receio, vergonha e medo em se tratar do tema todos perdem.  Meu erro se socializado poderia evitar o erro de outros e meu acerto poderia auxiliar no acerto de outros, assim por diante, contudo onde não existe transparência não há troca de experiências.

Jornal do Povo – Como atenuar o problema da “dinheirofobia”?

Marçal Rogério Rizzo – Penso que a resposta esteja em um processo de educação financeira. É necessário educarmos nossas crianças desde os anos escolares iniciais, pois isso viria trazer mudanças consideráveis na sociedade. O preconceito, receio, vergonha e medo de falar de dinheiro se tornaria coisa do passado.

Jornal do Povo – Acredita que teremos a Educação Financeira nas escolas do Brasil?

Marçal Rogério Rizzo – Acredito que isso será apenas uma questão de tempo. Hoje de cada 10 brasileiros 4 estão endividados e, isso já demonstra que necessitamos desse processo de mudança de paradigma que só a educação financeira pode trazer. Já existe um marco legal que instituiu a Estratégia Nacional de Educação Financeira, Decreto 7.397 de 22 de dezembro de 2010, porém, por outro lado temos que romper com o lobby daqueles que ganham muito com o analfabetismo financeiro.

Jornal do Povo – Podemos afirmar que nos dias atuais existem vários fatores que contribuem com o desequilíbrio financeiro das pessoas e das famílias?

Marçal Rogério Rizzo – Certamente sim. Hoje temos muitas variáveis que contribuem para o endividamento e o desequilíbrio financeiro das pessoas e das famílias. Vamos mencionar alguns como: vivemos um panorama da ostentação, das compras em demasia e perdulária. Muitas vezes compramos por impulso e sem necessidade.

Ainda temos a facilidade para efetuar compras. Sem sair de casa compramos utilizando o e-commerce, ou seja, as compras pela internet. A evolução tecnológica permitiu mais acesso as compras. Os celulares tornaram-se verdadeiras vitrines. Hoje há facilidades para se conseguir crédito, em especial obter cartões de créditos ou mesmo crediários. Um ponto que sempre deve ser lembrado é a falta de objetivo que temos com o nosso dinheiro.

A ausência de sonhos, propósitos e aspirações para com o nosso dinheiro faz com que gastamos tudo sem pensar em poupar e investir. Tem uma frase interessante que gosto de citar: se não sabemos para onde queremos ir, qualquer lugar serve. Por fim, anseio ressaltar a falta de programas de educação financeira para crianças e jovens, e existe um a analfabetismo financeiro para parcela considerável da população, onde acreditam ser normal gastar mais do que ganham, comprar sem necessidade ou mesmo pagar taxas elevadíssimas de juros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas