RÁDIOS
Três Lagoas, 30 de abril

Inscrições do ProUni começam nesta 5ª e Três Lagoas tem 54 bolsas de ensino superior

Ao todo, seis instituições particulares de ensino ofertam bolsas integrais e parciais para estudantes

Por Tatiane Simon
31/01/2019 • 11h45
Compartilhar

As inscrições para concorrer a uma bolsa integral ou parcial em uma faculdade privada através do Programa Universidade para Todos (ProUni) já podem ser feitas. O prazo segue até o dia 3 de fevereiro e podem participar quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. (Consulte aqui).

Para Três Lagoas, a oferta é para 35 cursos em seis instituições particulares de ensino superior. Juntas, elas oferecem 54 bolsas de estudos nas modalidades presencial e a distância com desconto integral e parcial.

Em todo o país, o ProUni oferece quase 244 mil bolsas de estudo em 1.239 instituições particulares de ensino. Dessas, 116.813 são integrais, e 127.075, parciais.

JPNEWS: CAFÉ COM NEGÓCIOS 04 - DE 19/04/2024 A 14/05/2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sistema foi aberto para consulta de vagas nesta quarta-feira (30)

O estudante pode pesquisar as bolsas ofertadas por curso, instituição ou município através do site do ProUni, que é o siteprouni.mec.gov.br/.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. Em contrapartida, o programa oferece isenção de tributos às instituições que aderem ao programa.

Os estudantes que forem selecionados podem pleitear ainda Bolsa Permanência, para ajudar nos custos dos estudos, e podem também usar o Fundo de Financiamento Estudantil para financiar parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

35 Cursos

Para Três Lagoas, as instituições oferecem bolsas integrais e parciais para os cursos de:

Administração; Agronomia; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura e Urbanismo; Artes Visuais; Biomedicina; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecatrônica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Computação; Engenharia de Produção; Farmácia; Filosofia; Formação Pedagógica para Portadores de Ensino Superior; Gastronomia; Gestão da Produção Industrial; Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Saúde Pública; Gestão de Segurança Privada; História; Jornalismo; Logística; Medicina Veterinária; Pedagogia; Psicologia; Relações Internacionais; Segurança Pública; Serviço Social e Teologia.

Calendário

As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 31 de janeiro a 3 de fevereiro. Os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 6 de fevereiro. Os da segunda chamada, no dia 20 de fevereiro.

O candidato pré-selecionado na primeira chamada deverá comparecer à instituição para comprovar as informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, de 6 a 14 de fevereiro. Os pré-selecionados na segunda chamada, de 20 a 27 de fevereiro.

O registro da aprovação ou reprovação dos candidatos no Sistema Informatizado do Prouni e a emissão dos respectivos termos de Concessão de Bolsa ou termos de Reprovação pelas instituições de ensino deverão ser feitos entre os dias 6 a 18 de fevereiro para os selecionados na primeira chamada e entre 20 de fevereiro e 1º de março para os selecionados na segunda chamada.

Quem pode participar

O ProUni é voltado àqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, alcançaram no mínimo 450 pontos e tiraram nota superior a zero na redação.

Além disso, só podem participar estudantes brasileiros sem curso superior e que tenham feito o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada; que fizeram parte do ensino médio na rede pública e a outra parte na rede privada, na condição de bolsista ou que sejam deficientes físicos.

As bolsas integrais são voltadas àqueles com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos estudantes que têm renda familiar per capita de até três salários mínimos. Professores da rede pública de ensino também podem concorrer a bolsa e não precisam atender aos critérios de renda.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas