RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Três Lagoas tem a menor temperatura dos últimos 5 anos e frio pode voltar

Massa de ar polar que atingiu Mato Grosso do Sul na primeira semana de julho de 2021 foi o mais rigoroso desde 2013

Por Kelly martins
04/07/2021 • 07h02
Compartilhar

A frente fria que atingiu Mato Grosso do Sul, na primeira semana de julho de 2021, pegou os moradores de surpresa. Em Três Lagoas, por exemplo, ninguém esperava um frio tão intenso, com termômetros apontando 5ºC e, sensação térmica de 2ºC. Foi a menor temperatura registrada, nos últimos cinco anos, na cidade, conforme os meteorologistas. Campo Grande registrou sensação térmica de 0ºC e outros municípios amanheceram com geadas, cobrindo campos, e temperatura negativa. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Inverno deste ano é o mais rigoroso desde 2013, no Estado. A partir de segunda-feira (5), a massa de ar frio começa a deixar Mato Grosso do Sul e a temperatura volta a subir, em Três Lagoas. No entanto, as manhãs continuam geladas assim como as noites, cujas temperaturas devem variar entre 14ºC e 16ºC. 

Segundo os meteorologistas, duas novas ondas de frio passarão pela região ainda no mês de julho. A passagem está prevista para a segunda quinzena, mas não deverá ser mais intensa do que a primeira. Os termômetros deverão registrar mínima de até 11ºC, em Três Lagoas.

SEM CHUVA
A nova estação, o Inverno, começou oficialmente em 20 de junho e seguirá até 22 de setembro. A preocupação é que o período apresenta o mais baixo índice de chuva e a estiagem será mais prolongada. A última vez que choveu em Três Lagoas foi no mês de março, ou seja, quatro meses de estiagem.
No mês de julho, as chuvas devem ficar abaixo da média, sendo inferior a 35 milímetros. Conforme o Inmet, no mês de agosto poderá ocorrer chuva mais frequente, porém, somente no Centro-Sul de Mato Grosso do Sul. A falta de chuva deverá seguir até o mês de setembro, quando a temperatura fica mais elevada e a preocupação aumenta com a umidade relativa do ar.

UMIDADE DO AR
Com o tempo seco, o alerta dos especialistas é com a umidade baixa. O mês de junho chegou a marcar índice de 20%, o que é considerado nível de alerta à saúde pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No primeiro dia de julho o índice atingiu 18%. A OMS aponta que a umidade relativa do ar ideal é de 60%. Entre 60% e 30% é considerada aceitável. Abaixo de 30% e acima de 20% já representa estado de atenção. Abaixo de 20% representa estado de alerta. Quando  fica abaixo de 12%, é estado de emergência.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas